Por Patrick Stüpp - patrick.stupp@engeplus.com.br
Em 09/06/2025 às 19:16O Corpo de Bombeiros comunicou na noite desta segunda-feira, dia 9, que suspendeu as buscas pelo idoso, de 65 anos, desaparecido em Forquilhinha. O homem, que possui diagnóstico de Alzheimer, foi visto pela última vez nos arredores da sua casa, localizada entre os bairros Santa Líbera e Cidade Alta. Ao todo, foram dez dias de operação, porém, ele não foi encontrado.
Segundo informações do Corpo de Bombeiros, as buscas foram realizadas em uma área de aproximadamente três quilômetros quadrados. Para os trabalhos, foram mobilizados 42 bombeiros militares, oito bombeiros comunitários e quatro binômios, duplas formadas por bombeiros e cães de buscas, especialistas em encontrar pessoas desaparecidas.
Além da atuação dos cães de busca, a operação também contou com o uso de drones equipados com câmeras térmicas, tecnologia que detecta variações de temperatura por meio da radiação emitida por corpos vivos. O Serviço Aeropolicial (Saer) também auxiliou na visualização área da região, que permitiu uma ampliação no alcance das varreduras.
Embora as buscas tenham sido suspensas, o comandante do 4° Batalhão de Bombeiros Militar (BBM), tenente-coronel Henrique Piovezam da Silveira, destacou o empenho das equipes, além de explicar o motivo do encerramento da operação na noite de hoje. Os binômios envolvidos foram: sargento Premoli e o cão Bono (Araranguá), sargento Valdeley e Marley (Governador Celso Ramos), sargento Küll e Nick (Itapema) e sargento Romão com o cão Fogo (Blumenau).
“Foram dez dias de buscas intensas, com mobilização de recursos humanos, tecnológicos e cinotécnicos de diversas regiões do estado. Diante da profundidade e da abrangência dessa operação, as chances de o senhor Antônio ainda estar na área, que foi exaustivamente varrida, são extremamente pequenas”, reforçou.
Policia Civil segue investigando
Agora, com as buscas suspensas pelo Corpo de Bombeiros, o caso continuará sendo acompanhado pela Polícia Civil, que seguirá realizando as investigações. Os policiais civis continuarão buscando novas informações e pistas que possam levar ao paradeiro do idoso. Assim que novas informações forem obtidas, o Corpo de Bombeiros será, novamente, acionado para auxiliar nas buscas.
O homem mede cerca de 1,66 metros, pesa aproximadamente 65 quilos e, na última vez que foi visto, vestia uma blusa de lã fina azul e caça jeans clara, além de possuir cabelo e barba grisalhos. Informações que possam contribuir na localização podem ser repassadas para o Corpo de Bombeiros (193) ou para a Polícia Civil (197).
Colaboração: Edna Schmitz/Assessoria de Imprensa
Leia mais sobre:
Forquilhinha,
segurança,
Corpo de Bombeiros,
Idoso,
Buscas.
Polícia Civil
Engavetamento
Bom Jardim da Serra
Em andamento
Tubarão
Arma de fogo