Por Jessica Rosso Crepaldi - jessica.rosso@engeplus.com.br
Em 11/06/2025 às 15:50A Polícia Militar (PM) de Siderópolis flagrou animais em situação de maus-tratos e pássaros silvestres em cativeiro em uma propriedade, no bairro Vida Nova, nessa terça-feira, dia 10.
Conforme verificado pela guarnição policial, 12 galos estavam no mesmo ambiente, entretanto, separados, com esporas cortadas, e alguns deles com feridas aparentes pelo corpo. Além disso, a polícia acredita, com base em informações colhidas no local, que uma caixa com manchas de sangue foi utilizada como ringue em uma rinha de galos.
Ainda segundo a PM, também foram localizados medicamentos de uso veterinário e materiais com finalidade cirúrgica, como serras, lâminas, tesouras e esparadrapos, possivelmente utilizados na remoção de esporas dos animais.
Em outros espaços da propriedade foram encontrados nove pássaros silvestres sem anilhas e gaiolas, cinco galos, quatro galinhas e um pintinho. Conforme a Vigilância Sanitária de Siderópolis foi lavrado um auto de intimação ao proprietário, que não estava no local. Já o presidente da Fundação do Meio Ambiente de Siderópolis (Famsid), Vinicius Pasquali Antunes Pinto, informou que foi lavrado um auto de infração ambiental, baseado na Lei de Crimes Ambientais, conhecida como Lei nº 9.605/1998, e também em uma lei estadual. “Além do crime ambiental estão em perímetro urbano”, afirmou. O caso seguirá para o Ministério Público (MP) e Polícia Civil.
Destino dos animais
Ainda conforme o presidente da Famsid, os pássaros silvestres já foram recolhidos e estão com uma instituição, que fará a soltura junto com a Polícia Ambiental de Maracajá. Já os demais animais serão recolhidos e ficarão com fiéis depositários, que ficarão responsáveis por eles temporariamente, durante o processo civil e criminal.
Leia mais sobre:
PM,
maus-tratos,
passaros,
cativeiro,
galos.
Balneário Gaivota
Ronda policial
Nesse domingo
Içara
Urussanga
Nesse domingo