Tragédia

Imagens de helicóptero revelam cenário da queda de balão em Praia Grande

Ao todo, oito pessoas morreram e cinco ficaram feridas

Por Rafaela Custódio

Em 21/06/2025 às 19:46
imagem da noticia
Foto: CBMSC/Divulgação

Imagens aéreas captadas pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) em um helicóptero revelam o cenário da tragédia com um balão que caiu na manhã deste sábado, dia 21, em Praia Grande, no Extremo Sul de Santa Catarina. O vídeo mostra, com clareza, a área de mata onde a estrutura do balão caiu após pegar fogo.

Nas imagens, é possível observar o local isolado, com intensa movimentação de viaturas do Corpo de Bombeiros, Polícia Científica, Polícia Civil, Defesa Civil e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O helicóptero sobrevoa a região e mostra a extensão da área atingida, marcada por vegetação fechada.

O ponto da queda fica em uma área rural afastada do centro da cidade, cercada por morros e cânions. As imagens destacam também a presença de marcas no solo, possivelmente causadas pelo impacto dos destroços.

Continua após anúncio
Fim do anúncio

A região onde ocorreu a tragédia é conhecida nacionalmente pelos passeios de balão, atraindo turistas de diversas partes do Brasil. A queda mobilizou equipes de resgate de várias cidades e também órgãos especializados na investigação de acidentes aéreos.

Sobre o acidente

O advogado Clovis Raupp Scheffer, representante da empresa do balão deu detalhes da causa da queda do balão, que teria sido provocada por um foco de incêndio dentro do cesto da aeronave. “O balão estava a 200 metros [de altitude]. Ele começa a descer o balão e orienta os passageiros para que quando tocasse o chão, para que eles pulassem do cesto. As que pularam, foram as conseguiram se salvar. Infelizmente, oito não conseguiram pular naquele momento. O balão tocou o chão e por conta de estar mais leve com descida das outras pessoas ele voltou pro ar e aconteceu a fatalidade”, disse o advogado.

O acidente

A queda do balão aconteceu por volta das 8 horas da manhã deste sábado. O Corpo de Bombeiros confirmou que foi acionado às 8h18 e as primeiras equipes chegaram ao local do acidente às 9 horas. O tenente-coronel Zevir Cipriano Junior confirmou a versão apresentada pelo advogado do piloto sobre as prováveis causas do incêndio na aeronave. “Quatro pessoas morreram carbonizadas e outras quatro pularam do balão quando ele estava caindo”, explicou o advogado.

Vítimas

O delegado-geral de Polícia Civil de Santa Catarina, Ulisses Gabriel, confirmou o nome das vítimas que morreram no acidente. São quatro homens e quatro mulheres: Leandro Luzzi, Leane Elizabeth Herrmann, Leise Herrmann Parizotto, Everaldo da Rocha, Janaina Moreira Soares da Rocha, Fabio Luiz Izycki, Juliane Jacinta Sawicki e Andrei Gabriel de Melo.

Os corpos foram recolhidos pela Polícia Científica. As vítimas carbonizadas precisarão passar por exame de DNA para reconhecimento.

As demais vítimas foram socorridas pelo Corpo de Bombeiros e pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), encaminhadas para hospitais da região e já receberam alta médica.

Leia mais sobre:

segurança,

praia grande,

queda de balão.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui

Confira mais de Segurança