Por Denis Luciano - denis.luciano@engeplus.com.br
Em 17/05/2017 às 15:35Nenhum outro encontro de rodovia com avenida terá tanto movimento no sul de Santa Catarina quanto este a partir de janeiro. Neste ponto da foto abaixo a Via Rápida e a Avenida Centenário vão se encontrar quando concluídas as obras que estão a todo vapor na nova rodovia SC-445, futura ligação entre Criciúma e a BR-101. “E o ritmo das obras vai muito bem, vamos cumprir o prazo”, projeta, tranquilo, o secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR), João Fabris.
Iniciando a viagem em Içara quem vier da BR-101 já sentirá a diferença. O trevo de acesso será ladeado por quatro alças, cada uma com pistas duplas. “Será como um grande trevo de quatro folhas, muito funcional e visualmente bastante bonito”, conta o secretário.
Dali, o condutor vai, nos primeiros metros da nova rodovia, cortar a localidade de Poço Oito, que vinha nos últimos meses lutando por melhores condições de acesso. E conseguiu. “Vamos construir um túnel que vai ligar os dois lados do Poço Oito, oferecendo mobilidade aos moradores”, anuncia Fabris.
Menos de três quilômetros adiante, em seguida do viaduto da Terceira Linha, um campo com 50 metros já desapropriados para cada lado da rodovia vai receber o novo posto da Polícia Militar Rodoviária. Ali o posto será construído e, no lado oposto, um pátio para estacionamento e, sobre o canteiro, um trecho de asfalto para o trabalho dos policiais.
A esta altura, antes da metade no sentido BR-101 a Criciúma, percebe-se que a pista da direita está totalmente asfaltada, enquanto na da direita ainda falta pavimentação. “Nessa pista já concluída, só faltam 400 metros de asfalto no último trecho desapropriado, e a outra está 70% asfaltada”, informa o secretário. “Ali na Segunda Linha, o asfalto na segunda pista apareceu faz uma semana”, conta. Os guard rails e as calhas de água para drenagem já aparecem em diversos pontos.
Ao se aproximar do acesso a Criciúma, vem outro ponto importante: a rodovia se divide em três: a pista principal, que sobe o viaduto e continua rumo ao quilômetro final até a Próspera; a secundária, com largura de duas pistas rumo à Avenida Centenário, e a terceira, à direita, que funcionará como acesso lateral com direção à Colmeia Industrial. Destas, somente a última ainda não está plenamente pavimentada.
No sentido contrário, para quem sai de Criciúma, a pista já está asfaltada sob o viaduto mas, logo em seguida, ainda encontra-se em obras até conectar-se com a pista da Via Rápida.
Para quem apanhar a pista dupla que leva à Avenida Centenário vai encontrar o trecho hoje em construção, costeando o Jardim Maristela. A atual rua Virgílio Conti será alargada para fazer o sentido contrário, da Centenário à Via Rápida. Postes de médio porte hoje existentes serão removidos nos próximos dias, enquanto os de alta tensão permanecerão no canteiro central do futuro trecho da Via Rápida.
Na conexão com a Centenário, outra novidade. “Uma grande rótula será construída ali, com o retorno ao Jardim Maristela, o acesso ao Nossa Senhora da Salete, ao Cristo Redentor e até à pista da Linha Três Ribeirões, pela qual será possível acessar Içara”, explica Fabris. Na Centenário há uma frente de obras fazendo escavações para a base da pista que ganhará em movimento.
Um pavilhão antigo entre o trecho da Via Rápida e o acesso ao bairro Cristo Redentor foi desapropriado e será demolido em breve, para a construção da rótula. “O Estado liberou os últimos R$ 2,4 milhões para as desapropriações que restam”, informa o secretário.
Por enquanto, a conexão da Centenário com a Via Rápida ainda é um canto esburacado e com muita poeira, agora aditivada pelo vai e vem das obras. E os pedestres dividem lugar com as ralas calçadas e os carros que circulam por ali. “Mas é questão de tempo. Em janeiro já haverá asfalto, trânsito organizado e muita sinalização ali”, assinala Fabris. Resultado de quase R$ 100 milhões de investimentos do governo estadual, a Via Rápida tem cerca de 11 quilômetros e será aberta à circulação de veículos na inauguração, em 20 de dezembro.
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