Test Drive

Impressões em 60 minutos - Ford New Fiesta Titanium 1.0 Ecoboost

Por Redação Engeplus

Em 09/04/2017 às 22:21
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Especial - Vinícius Alexandre R. Fabrício

Resolvi preparar algo diferente para a coluna desta vez, e assim o teste do Ford New Fiesta, compacto da montadora americana foi realizado de noite.

Saindo com o carro para o teste durante a noite pude verificar algo que nos outros testes não havia possibilidade. A qualidade da iluminação, e é por este quesito que eu começo a falar sobre o Fiesta.

O desenho das linhas do conjunto óptico segue o padrão atual da montadora, que mesmo que inexistisse um emblema da montadora, seria possível reconhecer se tratar de um Ford. É moderno, bonito, sem exageros. O conjunto faz bonito no escuro, com um facho de luz branca bem direcionado, vai longe e ilumina muito bem.

Ainda na parte externa me agradou bastante o visual, que consegue ser sóbrio e ao mesmo tempo ter um toque de esportividade. As rodas de aro 16 com pneus de perfil baixo e os cromados na grade frontal ajudam bastante nesse quesito de dar um ar mais esportivo ao modelo.

Do lado de dentro o acabamento no geral é bonito e condizente com a categoria e proposta do veículo. Os bancos são revestidos em couro e bem confortáveis, mas confesso que senti falta de abas laterais um pouco maiores, que seriam capazes de dar aquele toque esportivo presente na parte externa também na parte interna.

O volante de 3 pontos revestido em couro tem os esperados controles do piloto automático, som e telefone. Os mostradores são analógicos e entre eles há um pequeno visor com as informações do computador de bordo, onde demorei a encontrar o botão que alterna as funções – é na extremidade da alavanca esquerda do painel (a da seta).

Na parte do som e multimídia, ao centro, achei um pouco exagerado o tamanho dos botões abaixo da tela touch, e também achei que a tela é um pouco distante do alcance das mãos. Creio que poderia ser algo mais próximo, compacto e intuitivo, questão de gosto pessoal. Neste ponto, gostei bastante dos controles do ar-condicionado digital, simples e eficientes.

A chave é do tipo presencial e a partida se dá por meio de um botão do lado direito do painel, e aí começa a melhor parte. O motor 1.0 sobrealimentado por turbocompressor, injeção direta de combustível e duplo comando variável de válvulas dá um desempenho interessante ao carro, tudo isso com a ajuda de um câmbio automático de 6 velocidades que possui um modo sport e a possibilidade de trocas manuais por meio de um incomum botão ao lado da alavanca.

Saindo da completa inércia e pisando pra valer é possível sentir aquela sensação de “colar” no banco logo que o motor passa dos 1.400 giros, e dali pra frente ele continua acelerando bem e ganhando velocidade num bom ritmo. Esse desempenho se mostra suficiente para vencer aclives ganhando velocidade e para manobras de ultrapassagem com agilidade graças as ágeis trocas de marchas do “espertinho” câmbio de 6 velocidades.

Os pneus largos e o controle de estabilidade ajudam a segurar o carro nas curvas. A suspensão um tanto macia, no entanto, faz com que haja bastante rolagem da carroceria nas curvas mais fechadas, fazendo com que eu me lembre que apesar do desempenho do motor, não estou dirigindo um esportivo nato.

O sistema de frenagem que conta com o obrigatório ABS e também com EBD é bem dimensionado e capaz de segurar bem o carro, o suficiente para dar um bom susto no amigo que me acompanhava no banco do carona.  Ainda em questão de segurança, destaque para a existência de um total de 7 airbags (frontais, laterais, cortina e joelho para o motorista).

No uso urbano, o torque máximo disponível na faixa dos 1.400-4500 giros deixa o carro bem agradável de conduzir, sendo bem ágil e silencioso. Já se você está dirigindo com as janelas abertas, vai escutar um ronco gostoso vindo do escapamento e um discreto “chiado” da turbina em ação. Preferi a segunda opção.

Aí, como peguei o carro em um dia para devolver no outro, pude também testar bem o desempenho compacto em manobras na garagem e ele se mostrou bem adequado a lugares com pouco espaço disponível, tudo com auxilio da direção elétrica, sensores de estacionamento traseiros e câmera de ré.

Voltando cedinho para devolver o carro na concessionária pego aquela chuva leve, e aí, surpresa. Sensor de chuva e o limpador funcionando sozinho. Prático.

O veículo foi cedido gentilmente pela Concessionária Forauto Veículos Criciúma.

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