Por Joice Quadros
Em 19/08/2020 às 17:59
Atento ao precário atendimento do INSS, o deputado estadual Marcius Machado, de Lages (SC), expediu a Moção 0385.1/2020 para o Forum Parlamentar Catarinense e ao Ministro da Economia, pedindo o retorno das atividades presenciais do INSS.
Milhares de segurados estão sendo prejudicados pela paralisação do INSS em decorrência da Covid-19. No entender do deputado, a central telefônica do INSS e o “Meu INSS” são ineficientes e de difícil acesso para pessoas idosas ou que não possuem conhecimento técnico mínimo ou qualquer facilidade para usar as ferramentas remotas e requererem seus benefícios.
Mais ainda, o deputado alerta que a demora na reabertura do INSS “faz superlotar o Judiciário com ações pleiteando tutela antecipada”. Acredita Marcius Machado que o retorno seguro pode ser realizado por meio de um plano de reabertura gradual, com o cumprimento de protocolos exigidos pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e demais órgãos competentes, assim como ocorre com as demais atividades em funcionamento no país, “sem comprometer a segurança de servidores e o direito dos cidadãos de terem retorno do atendimento público presencial do INSS”, finaliza.
A precariedade no atendimento ao público do INSS, que são as pessoas que mais precisam nestes críticos momentos de pandemia, vem merecendo constantes críticas e apelos dos usuários junto aos meios de comunicação. “Sem ter para onde ir, a população acaba fazendo do rádio o seu meio de pedir para ser ouvida”, pontua João Paulo Messer, jornalista da Rádio Eldorado de Criciúma (SC).
Joice Quadros
Bacharel em Jornalismo (UFRGS). Pós-graduada em Educação e Gestão Ambiental. Especialista em Endomarketing e Comunicação Empresarial. Jornalista JP00339SC. Pesquisadora. Autora de livros de pesquisa histórica e biografias. Cadeira 28 da Academia Criciumense de Letras. (48) 99984 9967 joicedequadros@hotmail.com
Você pode enviar sugestões e comentários para o email economiaemercado@engeplus.com.br
Insatisfação geral
BR 101
Economia e Política
Transporte e Obras
Cidadania
BR 101
Sul deflagra campanha pela solução do gargalo no Morro dos Cavalos
Iniciativa partiu da ACIC de Criciúma
Economia e Política
Economia
Cresce quase 30% a participação dos catarinenses em projetos sociais
As doações foram por meio do IRPF
Transporte e Obras