Por Redação Engeplus - jornalismo@engeplus.com.br
Em 08/04/2025 às 15:05O Programa de Defesa do Consumidor (Procon) de Içara realizou uma pesquisa de preços nos principais supermercados da cidade para fazer um levantamento dos valores dos ovos de Páscoa. Os dados apontaram diferenças entre 4% e 68% no preço de um mesmo produto.
A coordenadora do órgão, Silvia Mendes, avalia que a diferença nos produtos ressaltam a importância da pesquisa para auxiliar o consumidor a economizar no momento das compras. As informações foram encaminhadas ao Procon pelos supermercados Moniari, Giassi, Combo, Atacadão, Fort e Abimar.
“Mesmo assim, fomos nas lojas e conferimos os valores, que estavam corretos, mas apresentavam uma variação que deve ser observada pelo consumidor”, alerta a coordenadora.
Silvia ressalta que além do valor o consumidor precisa ficar atento ao peso dos produtos. Um ovo de Páscoa que em 2024 estava sendo comercializado com 200 gramas, por exemplo, agora é vendido com 166 gramas. “O mesmo acontece com as caixas de bombom. Elas mantêm o formato, mas a quantidade de bombons é reduzida", alertou a coordenadora.
Pais devem ficar atentos na hora de comprar ovos com brinquedos. É preciso conferir se o objeto é adequado para a idade da criança. "Os responsáveis devem ler a composição dos produtos, que estão com as letras cada vez menores. O ideal é levar óculos ou fazer uma foto com o celular e ampliá-la”, brinca Silvia.
Por fim, ela reforça que a melhor arma do consumidor, principalmente em datas especiais, é a pesquisa de valores. “Já que os preços não são tabelados, os estabelecimentos podem praticar os que desejarem. Ou seja, o Procon nada pode fazer, mas o cidadão pode e deve, inclusive, tornar a sua Páscoa ainda mais econômica e doce", completou.
Os consumidores de Içara podem tirar dúvidas, efetuar atendimento preliminar, formalizar denúncias e solicitar fiscalizações por meio do WhatsApp (48) 3432-5299. O órgão está localizado no Paço Municipal Ângelo Lodetti e atende de segunda a sexta-feira, das 8 às 13 horas e das 12 às 17 horas.
Leia mais sobre:
Procon,
pesquisa,
economia,
pascoa.
Você tem direito?
Economia
Abastecimento
Antecipou
Impactos econômicos
Avançando
Você tem direito?
Impactos econômicos