Por Richard De Luca - richard.deluca@engeplus.com.br
Em 06/09/2011 às 12:31Bumbos, surdos, pratos e outros instrumentos musicais começaram a fazer parte da vida de nove escolas municipais de Criciúma este ano. Um projeto da secretaria de Educação da cidade promoveu a criação de novas fanfarras dentro dos colégios. Uma das escolas contempladas com o programa foi a Dionízio Miliolli, do bairro Ana Maria.
Lá são 30 adolescentes de 11 a 14 anos participando do grupo. “No primeiro dia foram cerca de 200 alunos querendo participar da banda”, relembra a diretora da escola, Débora Cristina dos Santos. Um deles é Wellinton da Silva de 13 anos. “Eu já gostava de tocar antes da fanfarra, agora é melhor ainda. É um momento de descontração”, conta o garoto.
A escola recebeu os instrumentos no dia 2 de junho e, antes mesmo do desfile cívico, já estava pronta para tocar. “Em duas semanas eles pegaram os toques nos ensaios e já estavam aptos a tocar juntos. Por ser mais novos acabam aprendendo mais rápido”, afirma um dos três professores do grupo, Rodrigo Alfonso Azambuja de Oliveira, que faz parte da banda Cruzeiro do Sul.
Os alunos ensaiam nas terças e quintas-feiras à tarde, mas nas últimas semanas estão ensaiando quase todos os dias. “A escola inteira foi se unindo e criando mais amizades também”, conta Felipe da Silva Silvano, 13 anos, que também faz parte da banda. A escola do bairro Ana Maria ainda prepara uma coreografia com 15 meninas que vão estar à frente da banda durante o desfile.
Rendimento dos alunos mudou - Conforme a diretora da instituição de ensino os alunos melhoraram nos estudos. “Eles estão mais concentrados, disciplinados e não faltam às aulas”, diz Débora. A questão de união e companheirismo também melhorou entre os colegas. “Quando estamos na escola somos colegas, mas quando estamos na banda formamos uma família”, acredita Silva.
Investimento de R$ 165 mil – O Governo do Município investiu aproximadamente R$ 165 mil para a criação das nove fanfarras em 2011. Atualmente onze escolas municipais contam com um grupo musical na escola. Cada colégio recebeu os instrumentos necessários para a formação da fanfarra, além de uniforme e calçado específicos para o desfile.
Aprendizado
Atenção, estudantes!
Criciúma
Pesquisa
Urussanga
Segundo semestre