Estudantes desenvolv

Estudantes desenvolvem UFC Robô

Por Redação Engeplus - jornalismo@engeplus.com.br

Em 14/12/2012 às 10:52
imagem da noticia
Foto: Fotos: Portal Satc
Continua após anúncio
Fim do anúncio
 A empolgação com a teoria resultou, na prática, com um duelo de robôs na 6ª fase do curso de Tecnologia em Automação Industrial da Faculdade Satc. Durante o semestre, oito acadêmicos da disciplina de Robótica desenvolveram um protótipo de robô para um duelo. O desafio, denominado pelos estudantes UFC Robô, ocorreu em sala de aula num ringue improvisado. “A ideia era construir toda a estrutura mecânica, acionamento de motores, placas eletrônicas e software para desenvolver os robôs”, explica o professor Cleber Lourenço Izidoro, que propôs o desafio aos acadêmicos.

“A competição aguçou o espírito competitivo e fez a gente aplicar na prática a teoria”, conta Luan Nagel Constante, um dos integrantes da equipe que desenvolveu um robô revestido em madeira. Sensores nos robôs têm a função de encontrar o adversário dentro de um espaço. Ao encontrar o objeto, deve expulsá-lo da arena. O robô que conseguir fazer isto vence a batalha.
Eles fizeram também simulações em computador. “Uma coisa é avaliar o projeto virtualmente em um ambiente ideal, mas na prática observamos falhas em função do atrito, dos materiais e do motor, por exemplo”, explica Douglas de Faveri, que, junto com Miguel Benincá de Sousa, desenvolveu um robô em acrílico.

Como conteúdo teórico para construir os protótipos, os acadêmicos tiveram que revisar conceitos e aplicar conteúdos de aquisição de dados, microcontroladores e eletrônica. O coordenador do curso de Tecnologia em Automação Industrial, João Mota Neto, acrescenta que o desafio fez os alunos desenvolverem habilidades para o mercado. “Em termos de aplicação industrial, o projeto de um robô autônomo pode ser utilizado em indústrias cerâmicas para paletizar caixas”, explica.

Colaboração: Comunicação Satc

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui

Confira mais de Educação