Ambiente lúdico

Brinquedoteca: espaço de aprendizado estimula criatividade e imaginação em Criciúma

Estrutura foi construída para os estudantes da escola municipal Marechal Rondon

Por Patrick Stüpp - patrick.stupp@engeplus.com.br

Em 05/06/2025 às 18:58
imagem da noticia
Foto: Patrick Stüpp/Portal Engeplus

Além do aprendizado dentro das salas de aula, os estudantes da escola municipal Marechal Rondon agora contam com mais um espaço para desenvolverem seus conhecimentos. Após dois anos e meio de construção, a instituição de ensino agora conta com uma ‘brinquedoteca’, a primeira construída nas escolas municipais de Criciúma. O local foi inaugurado no dia 28 de maio, que é o ‘Dia Mundial do Brincar’.

Com foco na criatividade e imaginação, a diretora da escola, Angela da Rosa Felisberto Bittencourt, explicou que a finalidade do espaço é utilizar as brincadeiras como uma forma de aprendizado com os estudantes. A brinquedoteca, localizada aos fundos da instituição de ensino, é utilizada por 150 estudantes, desde a Educação Infantil até o segundo ano do Ensino Fundamental. 

“Por meio de brincadeiras, contribuirmos no desenvolvimento social, intelectual e até rotinal dos nossos estudantes. A brinquedoteca é um recurso pedagógico e valioso para o aprendizado, pois contribui, significativamente, para o desenvolvimento das crianças. Basicamente, o ato de brincar também pode ser considerado um momento de aprimoramento de habilidades”, afirmou.

Continua após anúncio
Fim do anúncio
Espaço fica localizado nos fundos da instituição de ensino. (Foto: Patrick Stüpp/Portal Engeplus)

Projeto feito em muitas mãos

Antes de ser construída e decorada com brinquedos e materiais pedagógicos, anteriormente, o espaço que abriga a atual brinquedoteca era apenas um dormitório. O local era utilizado por trabalhadores, que estavam atuando no processo de ampliação da instituição de ensino, localizada no bairro Santa Catarina. A ideia era um dos objetivos que constavam no plano de gestão de Angela. 

“Quando estávamos no processo de elaboração do projeto, tivemos o apoio de um pai de nossos estudantes, que trabalha como carpinteiro. Com a ajuda de serventes, ele que foi o responsável por desenvolver o processo de construção. Porém, costumo dizer que foi um trabalho feito em muitas mãos, já que também tivemos ajudas de outros pais, professores e de nossa comunidade”, ressaltou a diretora. 

Além deste espaço de aprendizado, a escola municipal também conta com outras iniciativas de aprendizado, como projetos de robótica, banda musical, clubes de Matemática e de Língua Portuguesa, canto e coral e atividades esportivas. 

Fotos: Patrick Stüpp/Portal Engeplus

Leia mais sobre:

criciuma,

EDUCAÇÃO,

brinquedoteca,

marechal rondon.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui

Confira mais de Educação