Por Redação Engeplus
Em 06/06/2025 às 17:00Visando aprofundar os conhecimentos sobre educação escolar quilombola e fortalecer o compromisso com uma educação pública antirracista, plural e de qualidade, a Secretaria Municipal de Educação, por meio do Programa Municipal de Educação para as Relações Étnicos-Raciais (PMEDER), promoveu uma visita pedagógica à Comunidade Quilombola de Itapocu, localizada no município de Araquari (SC). A atividade reuniu coordenadores pedagógicos, gestores escolares e professores da rede municipal.
A iniciativa íntegra as diretrizes da nova Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ) e se alinha à Lei nº10.639//03, que torna obrigatório o ensino da história e cultura africana e afro-brasileira nas escolas. A experiência foi marcada por momentos de escuta, aprendizado e trocas significativas com os moradores da comunidade, que compartilharam histórias de resistência, ancestralidade e valorização cultural.
A ação teve como objetivo reconhecer o protagonismo negro da região e ressignificar práticas pedagógicas a partir da troca de conhecimentos entre a comunidade quilombola e os educadores. “Essa iniciativa demonstra o compromisso do Governo de Criciúma e da Secretaria Municipal de Educação em construir espaços escolares mais justos e inclusivos, que valorizam e respeitam a diversidade étnico-racial”, declara a secretária municipal de Educação, Geovana Benedet Zanette.
A coordenadora do Programa Municipal de Educação Para Relações Étnico-Raciais (PMEDER), Andreza Aparecida Fidelis, explica que a visita proporcionou a compreensão de que conhecer e respeitar os saberes quilombolas é reconhecer e valorizar o protagonismo negro de Santa Catarina. “Aprender com a sabedoria dos quilombolas é um caminho potente para formar crianças e jovens conscientes de sua história, identidade e direitos, finaliza a coordenadora.
Programa Municipal de Educação para relações étnico-raciais
Para combater o racismo e a discriminação nas Escolas Municipais de Criciúma e promover uma educação antirracista a partir da inclusão de grupos étnicos afro-brasileiros, indígenas e imigrantes, o Programa Municipal de Educação para Relações Étnico-Raciais (PMEDER) foi implementado.
O programa foca na capacitação continuada de professores, gestores e estudantes, os capacitando para abordar o racismo de forma crítica e compreender e valorizar a diversidade cultural presente na região. Uma das iniciativas de destaque do Programa Municipal é o Protocolo de Prevenção e Enfrentamento ao Racismo (PPER) em Criciúma, lançado em 2023.
Colaboração: Shaiane Corrêa.
Leia mais sobre:
criciuma,
araquari,
Itapocu.
Atenção, estudantes!
Quarta edição
Ensino Fundamental
Revitalização
Atenção, estudantes!
Conhecimento
Inscrições abertas
Vagas limitadas
Atenção, estudantes!
Inscrições abertas
Vagas limitadas