Por Redação Engeplus
Em 20/06/2025 às 11:45Nesta semana, a Escola Municipal Pietro Maccari sediou o encontro dos estudantes que integram o Núcleo Escolar de Proteção e Defesa Civil (Nepdec), do Programa Defesa Civil na Escola, desenvolvido em Morro da Fumaça, em uma parceria da Secretaria de Educação com a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil.
Participaram da reunião alunos dos anos finais do ensino fundamental das escolas Maurina de Souza Patrício, Olívio Recco, Pietro Maccari, Vicente Guollo e do Colégio Interação, da rede privada de ensino, para definirem as ações que serão executadas pelo grupo ao longo do segundo semestre letivo de 2025.
“Essa é uma iniciativa que conecta os alunos à vida real, desenvolve responsabilidade social e os prepara para agir de forma consciente diante de situações adversas. Estamos formando cidadãos mais preparados e comprometidos com a coletividade”, destacou o secretário do Sistema de Educação do município, Marcos Silveira de Jesus.
Segundo o gestor, o Programa Defesa Civil na Escola em Morro da Fumaça tem se consolidado como uma política pública de educação preventiva, participativa e transformadora, envolvendo toda a comunidade escolar em prol da vida e da segurança coletiva.
Presente na reunião, o professor Rodrigo Borges Francisco, coordenador do Programa Defesa Civil na Escola em Morro da Fumaça, destacou o envolvimento dos estudantes no processo de planejamento. “Temos um grupo extremamente engajado. Os integrantes do Nepdec não apenas propõem, mas se responsabilizam pelas ações. É gratificante ver jovens liderando iniciativas que envolvem cuidado com o outro, prevenção e responsabilidade social”, disse.
O evento contou também com a presença de professores de Ciências e Geografia, responsáveis pelo desenvolvimento das atividades do projeto em cada unidade escolar. Dentre as propostas estabelecidas na reunião, destacam-se:
Criação de um perfil oficial no Instagram do Nepdec, que será alimentado mensalmente por uma das escolas, conforme cronograma definido no encontro;
Elaboração de boletins meteorológicos semanais, com informações e alertas sobre possíveis eventos climáticos extremos;
Palestras educativas sobre primeiros socorros e prevenção de desastres naturais;
Visita dos membros da diretoria do Nepdec ao Centro Integrado De Gerenciamento De Riscos e Desastres, em Florianópolis;
Saída de campo com os estudantes dos nonos anos ao aterro sanitário, como parte das ações de educação ambiental;
Agendamento de espaço na rádio local para divulgar a conta oficial do Instagram e o trabalho do grupo.
Realização de palestras educativas sobre os cuidados com os animais, com foco na distinção entre animais peçonhentos e não peçonhentos, promovendo a prevenção de acidentes e maior conscientização da população.
A proposta de utilizar as redes sociais como veículo de informação busca conscientizar a população sobre riscos, prevenção e segurança, por meio de fontes confiáveis e linguagem acessível. Cada escola ficou responsável por criar conteúdos informativos e educativos, que serão publicados mensalmente no perfil oficial do grupo.
O programa também valoriza as saídas de campo, por entender que a vivência direta dos espaços e realidades amplia o conhecimento dos estudantes e fortalece a formação cidadã.
Colaboração: Fernanda de Maman
Leia mais sobre:
EDUCAÇÃO.
Profissionalização
Aprendizado
Atenção, estudantes!
Criciúma
Pesquisa
Profissionalização