Cultura nerd

Cauda de Dragão: a imersão dos mundos de fantasia na forma de empreendedorismo em Criciúma

Lucas Luiz Dias criou o empreendimento devido ao gosto por videogames e jogos de tabuleiro

Por Patrick Stüpp - patrick.stupp@engeplus.com.br

Em 25/09/2024 às 13:08
imagem da noticia
Foto: Patrick Stüpp/Portal Engeplus

Ser nerd na vida de Lucas Luiz Dias não é considerado motivo de vergonha. Pelo contrário, por conta das noites viradas em frente aos videogames desde a infância, ele encontrou a vocação para o futuro profissional nos dias de hoje. Inspirado pelos mundos de fantasia que costumava ler nas histórias em quadrinhos ou contar nos jogos de tabuleiro com os amigos, o criciumense fundou em 2020 a loja Cauda de Dragão, em Criciúma.

Localizada na sala 16 do Bortoluzzi Center, no Centro de Criciúma, o empreendimento completará quatro anos de fundação em outubro de 2024. Proporcionando uma imersão ao mundo dos jogos, filmes e séries, a loja é reconhecida e vem se destacando no município pela variedade de acessórios considerados nerds, geeks e otakus à venda. Entre os itens vendidos estão: camisas, canecas, bonecos, cartas e, principalmente, itens de colecionador.


Lucas Luiz Dias é o proprietário da Cauda de Dragão em Criciúma. (Fotos: Patrick Stüpp/Portal Engeplus)

“A Cauda de Dragão se originou de outra loja com a mesma temática em Criciúma: a Nerds and Trecos. Após o estabelecimento ser criado em 2014, eu fui funcionário e, posteriormente, acabei comprando a loja e me tornei o proprietário. Com a compra, decidi mudar toda a identidade visual da loja no meu estilo e criei a Cauda de Dragão”, contou o empreendedor.

Dedicação completa ao universo nerd

Para manter um fluxo de clientes das 10 às 18 horas nos dias de semana e nas manhãs e tardes dos sábados, Dias passou a se dedicar 100% ao universo nerd. Com passagens pelas áreas de Sistemas de Informação e Engenharia Química, o criciumense abandonou a carreira como programador e engenheiro para viver exclusivamente do projeto empreendedor. 

“Na época quando estudava Engenharia Química eu trabalhava em uma empresa da área e tinha meu caminho profissional, totalmente, estabelecido. Mas, cheguei a conclusão de que não queria seguir na área pelo resto da vida. Com isso, criei coragem para mudar meu futuro e comecei a trabalhar com os acessórios nerds”, relembrou o empreendedor.

A mudança de carreira e de futuro profissional não assustou a família, já que a Cauda de Dragão também pode ser considerada uma tradição familiar, em Criciúma. Além dos trabalhos do proprietário, Dias também recebe ajuda de familiares que contribuem, respectivamente, nas vendas e na criação dos produtos. 

“O universo nerd sempre foi algo de família na minha casa. Desde criança era incentivado e inspirado pelos desenhos e jogos, então, sempre tive o sonho de ter um lugar nerd para proporcionar esta mesma paixão para outras pessoas. Com a evolução da loja, acredito que conseguimos proporcionar um local acolhedor e conseguir esta realização deste sonho”, comentou Dias.


Projeto empreendedor completa quatro anos de fundação em outubro de 2024.

Mercado de vendas e personalização

Para as vendas, a Cauda de Dragão conta com dez fornecedores do Brasil e de fora do país. As cartas e os bonecos de colecionadores são comprados prontos, porém, as camisas, almofadas e as canecas são personalizadas pela família do proprietário. O empreendedor compra os materiais, desenha e com a ajuda do irmão e da mãe cria os produtos com base na identidade visual do estabelecimento.

“Por ser considerado algo infantil, antigamente o mercado da cultura nerd era mais difícil de se trabalhar. Com apenas um público restrito, esse universo não era considerado algo tão cultural quanto é hoje. Todavia, com o aumento de jogos, filmes e séries, a popularidade está cada vez maior e o acesso vem aumentando na vida das pessoas. Hoje temos clientes de todas as idades, como crianças, jovens, adultos e até mesmo idosos”, disse o proprietário.

Mesmo a loja sendo inspirada em jogos de RPG e séries de fantasia, para manter o aumento de clientes a cada dia, o empreendedor precisa acompanhar as principais novidades de todas as áreas consideradas nerds. O proprietário também participa de eventos multiculturais em Criciúma, Joinville e Porto Alegre (RS) para expandir, ainda mais, a diversidade de produtos e ganhar reconhecimento dos clientes no Sul do Brasil.


Mercado de acessórios nerd vem crescendo cada vez mais em Criciúma com a popularidade do universo cultural.

“Eu jamais imaginava que a Cauda de Dragão cresceria neste nível. Devido à popularidade, como planos futuros pretendemos lançar futuramente nosso site. Nosso estabelecimento no momento trabalha apenas focado no Sul de Santa Catarina, mas queremos expandir às vendas e atingir outras regiões do Brasil nos próximos anos”, projetou o fundador do empreendimento.

Para saber mais dos projetos e dos bastidores de vendas, a história da Cauda de Dragão também pode ser acompanhada no Instagram.

Leia mais sobre:

criciuma,

Espaço Empreendedor,

cultura nerd,

Cauda de Dragão.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui

Confira mais de Espaço Empreendedor