Por Laura Bazzei - laura.bazzei@engeplus.com.br
Em 11/12/2024 às 12:13Teodoro Bergmann é celíaco e intolerante à lactose, e, após descobrir seu talento para a confeitaria, decidiu abrir um empreendimento voltado para pessoas que possuem as mesmas restrições que ele. A ‘Padoca’ foi inaugurada em agosto de 2024 em Cocal do Sul, tornando-se o primeiro estabelecimento da cidade especializado em produtos sem glúten e sem lactose.
“Eu já queria abrir algum negócio, mas percebi que não poderia criar algo que não fosse adequado à minha alimentação, porque eu mesmo não poderia provar os produtos. E sou eu quem cozinho, então precisaria se voltar para isso”, revela Bergmann. Além de cozinhar, o empreendedor cuida do atendimento aos clientes e da entrega das encomendas.
Originalmente, a Padoca foi projetada para ter um espaço físico. No entanto, em novembro de 2024, Bergmann optou por mudar o foco do empreendimento para atender exclusivamente por encomendas. Atualmente, ele oferece uma variedade de produtos, como tortas, bolos, doces, assados, pães e pizzas.
A educação e informação
Segundo Bergmann, o maior desafio de manter um empreendimento voltado para produtos sem glúten e lactose, é educar as pessoas para que elas compreendam o que é a doença. E essa falta de conhecimento gera resistência. “Tem gente que acha que é frescura, acreditam que é tudo ruim, não é saboroso, não tem a textura boa, mas não é assim” , complementa.
As redes sociais da Padoca também são utilizadas para promover a conscientização e educação, com informações sobre a diferença entre doença celíaca, a intolerância ao gluten e a alergia ao trigo.
Ele observa que, apesar da era da informação, muitos ainda não buscam o conhecimento necessário. “A informação está na palma da mão, mas as pessoas não procuram, elas têm algumas crenças sobre isso, e é preciso desmistificar isso. É um caminho longo a ser percorrido para educar e levar informações de qualidade para as pessoas”, conclui.
O cuidado em entregar o melhor
A busca pelos ingredientes corretos a serem utilizados e a escolha de fornecedores é feita com cuidado. “Para a gente que é celíaco, já sabemos onde encontrar os insumos, já para o mercado é um pouquinho diferente. Porque a gente precisa de fornecedores específicos. Algumas coisas eu não consigo encontrar no supermercado porque tem a contaminação cruzada. Por mais que não tenha glúten, tem traço e eu não posso utilizar”, informa.
Embora a maior parte de seus clientes sejam celíacos, Teodoro também observa que muitas pessoas que procuram sua padaria são aquelas que simplesmente optam por cuidar melhor da alimentação. "Nem todos são celíacos, mas a grande maioria está preocupada com a alimentação saudável. Há estudos que mostram que o trigo atual pode causar inflamações e outros problemas. Por isso, muitas pessoas escolhem opções mais saudáveis, que também são menos calóricas", comenta.
Doença Celíaca: é uma enfermidade autoimune causada pela intolerância ao glúten, uma proteína encontrada no trigo, aveia, cevada, centeio, e seus derivados, como massas, pizzas, bolos, pães, biscoitos, cerveja, uísque, vodca e alguns doces. Provoca dificuldade ao organismo para absorver os nutrientes dos alimentos, vitaminas, sais minerais e água.
Intolerância ao glúten: Na intolerância ao glúten, não há danos ou inflamação celular. É mais uma questão de sensibilidade.
Alergia ao trigo: é uma reação do sistema imunológico às proteínas do trigo, incluindo, mas não limitado ao glúten. Se caracteriza por sintomas que podem variar de leves a graves, como erupções cutâneas, problemas gastrointestinais, respiratórios ou, em casos extremos, anafilaxia. (Fonte: Ministério da Saúde)
Conexões
Bergmann acredita que a verdadeira essência do seu negócio vai além da simples venda de produtos. Para ele, o que importa é criar uma experiência única para seus clientes. "Os clientes muitas vezes vem de longe para comprar aqui. E a gente acaba criando um laço. Isso é legal, porque o nosso grupo (de pessoas que possuem restrições alimentares) é muito pequeno, muito fechado, e a gente acaba criando uma relação”, reflete.
O empreendedor vê a cozinha como uma oportunidade de proporcionar experiências, não apenas alimentares às pessoas. Para ele, a comida não é apenas sobre nutrição física, mas também sobre afetividade. "A comida nutre o corpo, mas também a alma. Ela traz memórias afetivas, e cozinhar é sobre isso. É como se fosse um abraço de mãe, um carinho de família", destaca.
Os interessados em conhecer o trabalho realizado na Padoca e encomendar os produtos produzidos por ele, podem acessar o Instagram da Padoca ou entrar em contato pelo número (48) 99978-8782.
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