Skate

Catarinense Kalani Konig elogia etapa de Criciúma e sonha com Jogos Olímpicos de Paris

Natural de Floripa, jovem skatista participa do circuito mundial pelo park

Por Thiago Hockmüller - thiago.hockmuller@engeplus.com.br

Em 25/02/2023 às 11:05
imagem da noticia
Foto: Thiago Hockmüller/Arquivo Engeplus

O catarinense Kalani Konig é uma das grandes esperanças do skate nacional, sobretudo quando o olhar se volta para o futuro. Durante a infância, foram seis títulos brasileiros distribuídos nas categorias mirim, iniciante e amador. Agora, com 15 anos de idade e com talento de sobra, o skatista disputa o Circuito Mundial com a missão de somar pontos suficientes para conquistar uma das três vagas olímpicas do Brasil no Park.

Kalani está em Criciúma desde a última segunda-feira, dia 20. Ele veio para a Capital do Carvão na companhia do pai, Marcio Konig. O objetivo é o título da primeira etapa de 2023 do Skate Total Urbe (STU) National, competição onde ele esteve no páreo no street, onde acabou eliminado na sexta-feira, dia 24, mas ainda terá nova chance no Park. 

“É uma das melhores pistas do Brasil, ano passado corri aqui o Street e o Park. Já mudei minha linha no Park pra tentar conseguir um primeiro lugar. No Street estou vendo se vou passar (ainda estava na eliminatória). Em Santa Catarina, com Park e Street junto, não tem outra. Em Floripa tem, mas é só Park. Com as duas juntas é só Criciúma mesmo. Aqui é muito bom e esse ano o clima está agradável, no calor cansa e desgasta muito. Assim como está é perfeito. O ano passado foi o evento mais quente que já fui”, afirma.

Continua após anúncio
Fim do anúncio

Foco olímpico

No ano passado, o manezinho da Ilha ficou em 4° na disputa do Park e em 16° no Street. Para melhorar o desempenho, o jovem skatista não tem economizado nos treinamentos e divide o dia em três períodos: estudos pela manhã e treinos durante a tarde e à noite. “Treino um dia no Park e um dia no Street. E às vezes divido o dia entre as duas modalidades. Ando treinando muito para chegar ao pódio e a expectativa é grande”, avalia.

O catarinense diz que na última etapa do Mundial, disputada em Dubai, não teve bons resultados. Após Criciúma, ele participa da etapa de Porto Alegre do STU, mas pelo Mundial ainda terá novas oportunidades de subir ao pódio. “Correndo em Dubai não fui muito bem, mas tem etapas na Argentina, Roma e Dubai de novo. Quero estar entre os três brasileiros na Olimpíada, é um foco meu e vou pra cima. No Street não consegui a vaga pra correr o Mundial, só no Park”, explica.

Família de esportistas

Assim como Kalani, os outros três integrantes da família praticam esportes. O pai dele surfa e anda de skate. O irmão, Luka Konig, 13 anos, é surfista. Já a mãe, Ana Paula Konig, é professora de yoga e também surfa. “Meu irmão surfa muito, quebra demais no surfe. Eu já competi no surfe, mas o skate falou mais alto desde a barriga da minha mãe. Ela e o meu pai surfavam e andavam de skate, desde lá já vem a paixão”, afirma o skatista, que já competiu em quase dez países. 

Para Márcio, a rotina de competição elevou a maturidade do filho e isto facilitou a criação do garoto. “Ele já corre desde pequeno em vários campeonatos, desde Street quanto de Bowl (Park) e já tem uma maturidade legal. Tem 15 anos, mas tem uma cabeça boa pela experiência que adquiriu e está muito satisfatório para a família ver a evolução dele. Isso facilita muito. Foi moleque, mas nunca teve muito brinquedo, carrinho, essas coisas. O brinquedo dele sempre foi o skate e acaba sendo a meta da vida dele fazer isso. Eu ando de skate e pego onda desde pequeno”, explica Márcio, que já participou de competições no surfe e anda de skate desde os oito anos de idade.

O pai de Konig também vê evolução no campeonato de Criciúma e sonha ter em Florianópolis a mesma estrutura encontrada na Capital do Carvão. “O evento de Criciúma está cada vez melhor, a estrutura vem aumentando e isso é legal. É de extrema importância porque hoje é a melhor de Santa Catarina. Em Floripa não tem essa pista, se tivesse em Floripa a gente estava feito. Tem que estar muito feliz de ter essa pista em Criciúma”, reflete. 

Neste sábado, dia 25, a partir das 11 horas, os 12 skatistas classificados voltam para a pista onde vão disputar as semifinais. Os oito melhores vão para a final, que ocorre neste domingo, dia 26, a partir das 9h30. Já a competição do park ocorre entre os dias 2 e 5 de março. 

Leia mais sobre:

Santa Catarina,

skate,

stu national,

Kalani Konig.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui

Confira mais de Esportes