Por Patrick Stüpp - patrick.stupp@engeplus.com.br
Em 25/11/2023 às 19:00O Criciúma enfrentou seu último desafio na Série B do Campeonato Brasileiro na tarde deste sábado, dia 25. A equipe carvoeira visitou o Novorizontino e perdeu por 2 a 0 no estádio Jorge Ismael de Biasi, em Novo Horizonte (SP). O jogo era válido pela 38ª rodada e última da competição.
O Tigre entrou em campo sem pressão, uma vez que está com a vaga na elite do futebol nacional garantida desde a rodada passada, após vencer o Botafogo (SP) pelo placar de 3 a 0 no estádio Heriberto Hülse. Com o resultado diante do Novorizontino, o clube encerra a temporada ocupando o 3º lugar na tabela com 64 pontos.
Bola rolando e gol histórico marcado no primeiro minuto
A bola começou a rolar no estádio Jorge Ismael de Biasi com o Novorizontino pressionando o Criciúma. O time da casa abriu o placar logo no primeiro minuto de partida. A jogada iniciou com uma saída de bola errada do Tigre. Rômulo foi desarmado por Marlon, que não desperdiçou a chance e balançou a rede com um minuto de bola rolando. A jogada até chegou a ser checada pelo Árbitro de Vídeo (VAR), que confirmou o gol para o time da casa. Este gol de Marlon foi o de número 30 mil na história da Série B do Campeonato Brasileiro.
A equipe carvoeira voltou a ser pressionada nos minutos seguintes do primeiro tempo. Com o objetivo de fazer o segundo, o Novorizontino trouxe novamente perigo para o Criciúma em um lançamento com Douglas Baggio. Na jogada do atacante, Aylon recebeu na cara do gol e quase marcou, mas o Criciúma foi salvo por Gustavo, que em uma grande defesa espalmou a bola, e na sobra defendeu novamente, tirando a bola da grande área e jogando para escanteio.
Criciúma pressiona, mas tem gol anulado
Depois das duas jogadas de destaque do Novorizontino, o Criciúma até tentou reverter o rumo da partida, mas não teve sucesso. Aos 27 minutos, Marquinhos Gabriel tentou empatar o placar lançando para Hygor. O atacante até conseguiu colocar a bola na rede, mas o gol foi anulado por impedimento. Por conta do lance, o goleiro Gustavo e o técnico do Criciúma Cláudio Tencati receberam cartão amarelo por reclamação.
O rumo da partida foi guiado pelo Novorizontino, que após abrir o placar e pressionar o Criciúma desde os minutos iniciais, encerrou o primeiro tempo melhor que o time visitante e com o placar de 1 a 0. “O Criciúma só se defendeu durante o primeiro tempo. Mesmo com a vaga garantida, o Tigre não pode deixar de ir atrás do empate”, afirmou o comentarista do Tabelando, Emerson Crippa, analisando o primeiro tempo da partida.
Segunda etapa com Criciúma focado no ataque
Mesmo sendo pressionado durante o primeiro tempo, o Criciúma retornou aos gramados para a etapa final forçando o ataque na grande área do Novorizontino. Aos 10 minutos do segundo tempo, Hygor recebeu a bola em um lançamento e passou para Marquinhos Gabriel, que tentou marcar. Uma espalmada de Georgemy impediu o Criciúma de empatar o placar.
Nos minutos seguintes, o Tigre ganhou duas novas oportunidades para marcar o primeiro na partida. As chances vieram em jogada com Léo Costa após a cobrança de escanteio de Marquinhos Gabriel e outra em jogada pela direita do lateral-esquerdo Marcelo Hermes, que foi finalizada por Lohan. Em duas grandes defesas, Georgemy espalmou novamente a bola e tirou o perigo da grande área.
Criciúma voltou na etapa final forçando o ataque na grande área do Novorizontino (Foto: Celso da Luz/Criciúma E.C.)
Novorizontino amplia a vantagem
O Novorizontino conseguiu ampliar o placar e a vantagem em cima do Tigre. A primeira tentativa veio com Ricardinho, que cruzou para Rômulo. O lateral-esquerdo tentou marcar, mas Rodrigo bloqueou. No rebote, ele finalizou no travessão.
No lance seguinte, Rômulo teve nova oportunidade, e marcou o segundo do Novorizontino aos 27 minutos do segundo tempo. Após cobrança de escanteio, a zaga do Criciúma afastou a bola, só que na sobra, Rômulo marcou e deixou o placar em 2 a 0, encerrando a partida com vitória em cima do Criciúma.
Ficha técnica para Criciúma 0x2 Novorizontino
Competição: Série B do Campeonato Brasileiro (38ª rodada).
Data: Sábado, dia 25 de novembro de 2023.
Local: Estádio Jorge Ismael de Biasi, em Novo Horizonte (SP).
Horário: 17 horas.
Arbitragem: Denis da Silva Ribeiro (AL) apitou o jogo auxiliado por Rondinelle dos Santos Tavares (AL) e Ruan Luiz de Barros Silva (AL). O árbitro de vídeo foi Philip Georg Bennet (RJ).
Cartão Amarelo: Cláudio Tencati e Gustavo (CRI); Ligger (NOV).
Gols: Marlon (01’ 1°T) e Rômulo (27’ 2T).
Criciúma: Gutavo; Cristovam (Jonathan), Rodrigo, Wallison Maia e Hélder (Fernando Canesin); Barreto, Rômulo (Léo Costa), Marquinhos Gabriel e Marcelo Hermes; Fabinho (Lohan) e Hygor.
Técnico: Claudio Tencati
Novorizontino: Georgemy; Adriano Martins, César Martins e Ligger; Willean Lepo (Reverson), Geovane, Marlon e Rômulo (Felipe Marques); Aylon (Ricardinho), Rodolfo (Ronaldo) e Douglas Baggio.
Técnico: Eduardo Baptista
Leia mais sobre:
tigre,
criciuma,
campeonato brasileiro,
Série B,
novorizontino.
Vitória importante
Rumo a semifinal
Mudanças no elenco
Jogos decisivos
Tigre x Dragão
Em busca do tri