Pré-jogo

Criciúma x Brusque: quem levanta a taça de campeão catarinense?

Partida decisiva entre as equipes acontece neste sábado, às 16h30

Por Lucas Renan Domingos -

Em 06/04/2024 às 08:16
imagem da noticia
Foto: Celso da Luz/Criciúma E.C.

Quem vai levantar a taça? O Criciúma que largou na frente ao vencer o jogo da ida na casa do adversário pelo placar de 2 a 1? Ou o Brusque surpreenderá um estádio Heriberto Hülse lotado e comemorará o título no Majestoso? A resposta para essas perguntas os torcedores vão descobrir a partir das 16h30 deste sábado, dia 6, quando a bola rola na partida decisiva do Campeonato Catarinense.

Tigre e Marreco reeditam a mesma final do estadual do ano passado, mas desta vez com mandos de campo invertido. Enquanto em 2023 o jogo da volta aconteceu no estádio Augusto Bauer, casa do quadricolor, desta vez o confronto que define quem será o campeão será no Majestoso, como é chamado o estádio carvoeiro. O primeiro jogo, no estádio Dr. Hercílio Luz (já que o Brusque está com seu estádio em reforma), em Itajaí, terminou em 2 a 1 a favor do tricolor.

Na temporada passada, o Criciúma fez valer o seu mando de campo no jogo da ida e venceu pelo placar de 1 a 0. Na segunda partida, mesmo fora de casa, o Tigre conseguiu repetir o placar e levantou a taça de campeão catarinense pela 11ª vez em sua história.

Continua após anúncio
Fim do anúncio


Fellipe Mateus cobrando pênalti para marcar um dos gols do Criciúma no jogo de ida - Foto: Celso da Luz/Criciúma E.C.

Tricolor quer o bicampeonato

Se empatar ou vencer o Brusque, o Criciúma vai conquistar um feito que não consegue desde de 1991, que é o de ganhar títulos consecutivos no Campeonato Catarinense. Naquele ano, o Tigre tornou-se tricampeão estadual, já que também tinha vencido a competição nos anos de 1989, e 1990, anos de glória do time carvoeiro, já que em 1991 também foi campeão da Copa do Brasil. Só que para isso, o Criciúma precisa confirmar o resultado a seu favor para, mais uma vez, comemorar um título.

“Temos que nos comportarmos como uma equipe que quer o bicampeonato, assim como nós mostramos lá em Itajaí na primeira partida contra o Brusque. E fizemos isso desde o início do campeonato. Na primeira fase o objetivo primeiro era a classificação e depois terminar em primeiro, porque a gente sabia da possibilidade de decidir o título diante do nosso torcedor. Temos mais 90 minutos e vai ser um jogo difícil. Trabalhamos para fazer um grande jogo e conquistar o título”, destacou Rodrigo, zagueiro do Criciúma.

Um outro ingrediente coloca um tempero para deixar o jogo ainda mais emocionante. Desde 1998 o Tigre não levanta uma taça do Campeonato Catarinense dentro do Majestoso. “As expectativas, a ansiedade da torcida é muito grande. Mas gente tem que ir com calma, com seriedade, sabendo que do outro lado vai ter uma equipe qualificada e muito difícil de se jogar contra. Vamos com todas as nossas forças, com o apoio do nosso torcedor, sabendo que dentro de casa ele será o nosso 12º jogador”, completou Rodrigo.

Cláudio Tencati deve repetir a mesma escalação utilizada no primeiro jogo. A única dúvida é em relação à lateral-direita. Jonathan pode ficar de fora da escalação titular por conta de uma pancada sofrida durante os treinamentos da semana. Com isso, Claudinho deixaria o meio-campo para retornar para a sua posição de origem e Marquinhos Gabriel assumiria a titularidade.

Provável Criciúma: Gustavo; Jonathan (Marquinhos Gabriel), Rodrigo, Tobias Figueiredo e Marcelo Hermes; Higor Meritão, Barreto, Claudinho e Fellipe Mateus; Eder e Renato Kayzer

Rodolfo Potiguar retorna no time do Brusque

Por ter perdido o primeiro jogo, o Brusque é quem tem a situação mais difícil para conseguir ser campeão. O quadricolor precisa vencer por um gol de diferença para levar a definição para os pênaltis ou por dois ou mais caso queira acabar com a festa do Criciúma no tempo regulamentar. Qualquer resultado diferente disso, o Marreco perde o título para o Tigre pelo segundo ano consecutivo.

“A dificuldade que vamos encontrar é a de enfrentar uma equipe muito qualificada dentro dos seus domínios. Porém, acreditamos que é super possível [reverter o placar]”, assim Luizinho Lopes, técnico do Brusque avaliou o jogo contra o Tigre.


Rodolfo Potiguar durante treino do Brusque em Criciúma, no estádio Mário Balsini - Foto: Lara Vantzen/Brusque F.C.

“Temos que ter o equilíbrio para atacar e defender bem, se postar bem nas bolas paradas. Não adianta pensar no segundo gol sem fazer o primeiro. Vamos viver a partida intensamente e se comportar bem quando o Criciúma estiver com a bola para ter personalidade para jogar e colocar em prática o nosso jogo. Ao final da partida esperamos ser agraciados com gols para o título direto ou decisão por pênaltis”, acrescentou.

Para o jogo, o treinador terá de volta um dos seus principais jogadores. O volante Rodolfo Potiguar, que estava suspenso no jogo de ida, deve começar a partida de volta novamente entre os titulares.

Provável Brusque: Matheus Nogueira; Cristovam, Ianson, Wallace, Alex Ruan; Serrato, Rodolfo Potiguar, Dionísio; Dentinho, Paulinho Moccelin; Guilherme Queiróz

Arbitragem

Ramon Abatti Abel comandará o apito do jogo. Seus auxiliares serão Thiaggo Americano Labes e Henrique Neu Ribeiro. O quarto árbitro será Luiz Augusto Silveira Tisne. A final contará com o VAR. A cabine será comandada por Rodrigo D’Alonso Ferreira. Ele terá Helton Nunes e Tais Cristóvão da Silva como auxiliares nas câmeras.

Retrospecto

Criciúma e Brusque se enfrentaram 69 vezes na história. O Tigre tem 32 vitórias contra 19 do Marreco. As equipes empataram em 18 oportunidades. Os dados são do Meu Time na Rede.

Transmissão

Os detalhes do jogo poderão ser acompanhados pelos leitores do Portal Engeplus por meio de matérias publicadas ao longo do dia, antes, durante e após a partida. A equipe do Tabelando também terá programação especial. Ainda pela manhã, ocorrerá o Debate Tabelando, às 9 horas. Já às 13 horas, inicia a jornada esportiva com o pré-jogo.

Leia mais sobre:

criciuma,

esporte,

campeonato catarinense,

brusque.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui

Confira mais de Esportes