Em discussão

Balneário Rincão analisa criar a Fundação Municipal de Esportes

Ideia é defendida pelo vereador Luiz Fernando Casagrande e defendida pelo atual prefeito

Por Thiago Hockmüller - thiago.hockmuller@engeplus.com.br

Em 26/03/2025 às 11:31
imagem da noticia
Foto: Lucas Sabino/Prefeitura de Balneário Rincão

A Prefeitura de Balneário Rincão estuda criar uma Fundação Municipal de Esportes (FME). A proposta está no plano de governo do prefeito Luiz Laurindo (PSD) e conta com apoio do vereador Luiz Fernando Casagrande (MDB), que foi secretário de Cultura, Esporte e Turismo na gestão passada, do então prefeito Jairo Custódio (MDB).    

Ao Portal Engeplus, Laurindo explica que a proposta tem por objetivo aumentar o apoio concedido aos atletas que defendem a cidade. Ele acredita que a criação da FME facilitará a busca por recursos.

“Temos a secretaria que cuida disso e trabalha no cuidado da cultura e do esporte. Mas a ideia é fazer essa parceria em apoio aos atletas da cidade que querem competir. A FME é uma ideia que está no plano, mas não estamos deixando de atender os esportistas. Só que queremos fazer isso para facilitar o fluxo e dar uma atenção diferenciada aos atletas”, disse o atual prefeito.

Continua após anúncio
Fim do anúncio

Casagrande fomentou a proposta na gestão passada e agora, como vereador, encaminhou uma indicação ao prefeito solicitando a abertura da discussão de forma oficial e protocolar. Ele deve entregar ainda nesta semana o estudo onde consta o impacto financeiro da criação da FME. 

"Recebi ontem a tabela e vamos entregar nessa semana ou semana que vem para o prefeito, para que ele possa dar andamento na construção da nossa Fundação Municipal. (O custo) é um repasse da arrecadação do município de 0,5% até 1,5%. Então, o prefeito vai escolher o que ele vai fazer nesse primeiro momento. A gente fez um impacto mínimo possível para que não haja uma sobrecarga financeira nas contas da prefeitura”, sustenta o vereador.

Bolsa atleta

Entre as propostas debatidas na criação da FME, está a inclusão de um projeto que trata da Bolsa Atleta Municipal, ajuda de custo e planejamento para captação de recursos. O vereador explica que a medida tornará a pasta do esporte menos burocrática e com maior potencial de aproveitamento dos talentos no município. Como parte do processo, Casagrande pretende fomentar no futuro a criação de uma secretaria específica para a área da cultura. 

“Claro que precisa prestar contas de tudo. Uma fundação abre muitas portas e nós precisamos abrir projetos de vôlei, handebol e quadras esportivas para que possamos se destacar um pouquinho mais no esporte. Para isso, nós temos que começar. A Fundação Municipal de Esporte é uma porta de entrada e a parte esportiva é importantíssima para a cidade”, explica o vereador.

Clique aqui e confira algumas das propostas elencadas pelo prefeito Luiz Laurindo durante a campanha nas eleições de 2024.

Leia mais sobre:

Balneário Rincão,

esportes,

FME,

Jairo Custódio,

luiz laurindo,

Luiz Fernando Casagrande.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui

Confira mais de Esportes