Por Fabrício Júnior - fabricio.junior@engeplus.com.br
Em 26/05/2025 às 09:28Sem vencer há cinco jogos pela Série B do Campeonato Brasileiro, o Criciúma entra em campo na noite desta segunda-feira, dia 26, buscando fugir da zona do rebaixamento. O Tigre receberá o Coritiba às 19 horas, no estádio Heriberto Hülse. O jogo será válido pela nona rodada da competição.
Com o empate do Volta Redonda no sábado, dia 24, e a vitória do Amazonas nesse domingo, dia 25, o time carvoeiro caiu para a 18ª posição. Um empate é o suficiente para tirar a equipe de Eduardo Baptista do Z4, mas uma vitória dará uma distância maior da zona de descenso.
O adversário carvoeiro por sua vez precisa do triunfo para ingressar no G4. O Coxa é o sétimo colocado com 13 pontos e vem de vitória na competição. Na última rodada, a equipe paranaense derrotou o América Mineiro por 1 a 0, no Couto Pereira.
Uma lista nova
O Tigre divulgou a lista de relacionados nesse domingo com caras novas, principalmente formada por jogadores da base carvoeira. Adriano, Lucas Bugs, Octavio e Thales estão na relação para enfrentar o Coritiba.
Em contrapartida, o técnico Eduardo Baptista deixou de fora da lista Neto Pessoa, Talisson e Jhonata Robert, que estavam com frequência nas convocações de jogos ou até atuando defendendo as cores do Criciúma. O clube não informou se os atletas estão fora por veto do departamento médico.
Tchau, Popó! E agora?
O atacante não vestirá mais o manto carvoeiro. Artilheiro do Tigre na temporada, com quatro gols, pertence ao Red Bull Bragantino e foi negociado com o futebol japonês. A informação divulgada pela jornalista Manuela Silva, da Globo, é de que o clube receberá uma compensação pela vitrine.
Com a ausência de Popó, surgem dúvidas em relação ao ataque carvoeiro. Quem fará a função de centroavante? Terá um centroavante no time? Sassá receberá a oportunidade como titular? Thales subiu para o profissional e já vai para o jogo? Essas informações serão descobertas por volta das 18 horas, quando for divulgada a escalação.
Provável do Criciúma: Kauã; Rodrigo, Yan Souto e Castán; Marcinho, Matheus Trindade, Gui Lobo, Juninho, e Marcelo Hermes; Diego Gonçalves e João Carlos.
Coxa quer voltar a vencer fora
Para entrar no G4 nesta rodada, o Coritiba precisa vencer o Tigre no Majestoso na noite desta segunda-feira. A equipe paranaense quer quebrar a sequência negativa como visitante na Série B do Campeonato Brasileiro.
Nos últimos três jogos longe do Couto Pereira, o Coxa somou três derrotas, para Remo, Ferroviária e Goiás, respectivamente. A única vez em que o time de Mozart conseguiu estragar a festa de um anfitrião na competição foi justamente em Santa Catarina, onde derrotou a Chapecoense por 2 a 1, na segunda rodada, na Arena Condá.
Sem Aquino, Maicon deve ser a opção
Lesionado no primeiro tempo da vitória diante do América Mineiro, o zagueiro Guilherme Aquino está fora do duelo contra o Tigre no Heriberto Hülse. O defensor deve ficar sem atuar por até quatro semanas.
Com a ausência do defensor, Maicon deve ser a opção de Mozart. O experiente zagueiro, de 36 anos, só esteve em campo em cinco oportunidades nesta temporada.
Provável do Coritiba: Pedro Morisco; Alex Silva, Maicon, Bruno Melo e Zeca; Filipe Machado, Sebás Gómez e Josué; Vini Paulista, Gustavo Coutinho e Nicolas Careca.
Arbitragem do Mato Grosso do Sul
O confronto entre Criciúma e Coritiba será apitado por Paulo Henrique Schleich Vollkopf. Ele será auxiliado por Eduardo Gonçalves da Cruz e Marcelo Grando. O trio é do Mato Grosso do Sul. O quarto árbitro será William Machado Steffen, de Santa Catarina.
Caio Max Augusto Vieira, de Goiás, será o responsável pelo VAR. Ele terá como auxiliar Daniel do Espirito Santo Parro, do Rio de Janeiro.
Equilíbrio é a marca dos duelos entre Criciúma e Coritiba
Das 35 vezes em que se enfrentaram, Criciúma e Coritiba acumulam números parecidos, porém, o Coxa tem uma pequena vantagem no número de vitórias. São 14, contra 12 Tigre, além de nove empates. O último duelo entre os times foi em 2023 pela Copa do Brasil.
Após o 1 a 1 no tempo normal, com o Criciúma cedendo o empate na reta final da partida, o Couto Pereira vibrou com a vitória do Coritiba nos pênaltis, avançando para a terceira fase da competição.
Transmissão
Os torcedores do Criciúma e Coritiba podem acompanhar todas as emoções da partida em tempo real, a partir das 17 horas na transmissão do Tabelando e do Portal Engeplus, em parceria com a 92FM. Os detalhes do duelo também estarão em texto no site ao fim do jogo.
Ficha técnica para Criciúma x Coritiba
Competição: Série B do Campeonato Brasileiro - nona rodada.
Data: segunda-feira, dia 26 de maio de 2025.
Local: estádio Heriberto Hülse, em Criciúma (SC)
Horário: 19 horas.
Arbitragem: O confronto entre Criciúma e Coritiba será apitado por Paulo Henrique Schleich Vollkopf. Ele será auxiliado por Eduardo Gonçalves da Cruz e Marcelo Grando. O trio é do Mato Grosso do Sul. O quarto árbitro será William Machado Steffen, de Santa Catarina. Caio Max Augusto Vieira, de Goiás, será o responsável pelo VAR. Ele terá como auxiliar Daniel do Espirito Santo Parro, do Rio de Janeiro.Criciúma:Kauã; Rodrigo, Yan Souto e Castán; Marcinho, Matheus Trindade, Gui Lobo, Juninho, e Marcelo Hermes; Diego Gonçalves e João Carlos.
Técnico: Eduardo Baptista.Coritiba: Pedro Morisco; Alex Silva, Maicon, Bruno Melo e Zeca; Filipe Machado, Sebás Gómez e Josué; Vini Paulista, Gustavo Coutinho e Nicolas Careca.
Técnico: Mozart
Leia mais sobre:
criciuma,
Coritiba,
Série B.
Ouro, prata e bronze
Copa Nike
Criciúma
Novo cargo
Copa Nike
Esportes
Agressão
Caiu!