Por Thiago Hockmüller - thiago.hockmuller@engeplus.com.br
Em 20/12/2021 às 11:26Uma parceria entre o Instituto Geral de Perícias (IGP) e o Shopping Della promete facilitar a vida de pessoas que procuram o IGP para a confecção da carteira de identidade. Está previsto para fevereiro de 2022 a transferência do setor, hoje localizado na Próspera, para as dependências do shopping na Praça Nereu Ramos, no Centro de Criciúma.
A alteração está prevista no Diário Oficial do Estado e foi feita no sistema de comodato. O shopping está provendo o espaço sem cobrança de aluguel com a estrutura de mobiliário, enquanto o IGP entra com o equipamento. O setor está sendo montado no 1° andar ao lado de onde funciona há seis meses o atendimento da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) e contará com seis guichês de atendimento, além de escritório e copa para funcionários.
Novo espaço já está sendo montado no Shopping Della.
A alteração vai facilitar a logística e oferecer mais segurança para quem procura o serviço. Atualmente o setor de identidade fica junto com outros setores do IGP, sobretudo o de perícia. Por isso há movimentação constante de viaturas e agentes do setor de criminalística.
"Agora vai ficar perto dos cartórios e ter vantagem para todo mundo. São cinco guichês tradicionais e um para pessoas com necessidades especiais. Então cadeirantes e pessoas com autismo ou que precisam de uma sala isolada também terão este local reservado”, explica o gerente da mesorregional do IGP Criciúma, perito criminal bioquímico André Bittencourt Martins.
Estima-se que cerca de 2.500 pessoas por mês vão passar pelo shopping em função do novo serviço que será oferecido. Para Luis Rodrigues, superintendente do Shopping Della, essa é justamente a contrapartida que o empreendimento receberá por alocar o setor de identidade do IGP.
“A ideia de um shopping sempre é criar facilidades. O Shopping Della viu isso como uma oportunidade de negócio. Vai colocar 2.500 pessoas por mês aqui dentro e vai facilitar a vida do usuário. A política de shopping é: ‘sempre que possível tudo num lugar só’. Vamos trazer Criciúma para dentro do shopping”, argumenta.
Além da proximidade com cartórios, estar na região central do município vai facilitar o deslocamento para usuários do transporte coletivo. Um exemplo são pessoas que vivem na região da Santa Luzia, na extremidade oposta ao bairro Próspera, e que precisam fazer duas conexões nos terminais para chegar no setor, que fica próximo ao Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).
“Além do problema de logística, tem o fato do IGP lidar com situação de risco. Enquanto está fazendo identidade recebe intercorrências do dia a dia que não são benéficas e não combinam bem com a questão da emissão de carteira de identidade”, justifica Rodrigues.
O espaço já está sendo preparado e deve ser entregue ao IGP na primeira quinzena de janeiro. Depois o instituto fará a instalação de equipamentos e a previsão de abertura no novo local é para o início de fevereiro.
Sem recesso
Cabe lembrar que o setor de identidade do Instituto Geral de Perícias (IGP) não entrará em recesso neste final de ano. Isto quer dizer que os agendamentos e atendimentos estão mantidos e a população pode procurar o órgão para a confecção da carteira de identidade. Os agendamentos são feitos pelo site do IGP.
Nas próximas duas semanas só não haverá expediente nos dias 24 e 31. Portanto, o setor funcionará das 8h15 às 16h30 entre os dias 20 e 23, além de 27 a 30 de dezembro. Clique aqui e confira a matéria completa.
Leia mais sobre:
Shopping Della,
Instituto Geral de Perícias,
Setor de identidade.
Causa animal
Tribuna Livre
Cooperativismo
Família Acolhedora
Cooperativismo