Por Redação Engeplus
Em 01/04/2019 às 19:15Não há época do ano em que a população não possa ter dificuldade de relacionamento com o banco em que possui conta. Problemas podem acontecer e o consumidor deve estar atento como proceder em certos casos.
Por conta disso, o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Içara elaborou algumas dicas para que os clientes possam usufruir do serviço da melhor forma possível. “É importante conhecer as características dos serviços ofertados, saber quais são as vantagens e as desvantagens para sopesar tudo na balança”, comentou a diretora executiva do Procon Içara, Karoline Calegari.
Em caso de dúvidas, informações e denúncias, o consumidor deve procurar a instituição, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12 horas, e das 13h às 17 horas, com sede na Rua Altamiro Guimarães, 356, Centro; ou ainda través do telefone (48) 3432-5299.
Confira as dicas:
O consumidor não é obrigado a contratar um pacote de tarifas. A depender da quantidade de serviços utilizados, o consumidor pode fazer uso da “Lista de Serviços Essenciais”, que dá direito a:
Os bancos têm o dever de zelar pela segurança de seus serviços, impedindo que terceiros façam mau uso de cartões dos correntistas.
Os contratos firmados com os bancos geralmente estabelecem que toda e qualquer utilização do cartão e respectiva senha são de responsabilidade do consumidor. Trata-se de uma cláusula abusiva, já que os bancos respondem de forma objetiva pelos prejuízos causados aos seus correntistas por falhas na segurança do serviço nos termos do Código de Defesa do Consumidor.
Para evitar problemas futuros é recomendável que a comunicação sobre a perda, furto ou roubo seja feita o mais rápido possível ao banco e às autoridades policiais, através de qualquer meio hábil.
Colaboração: Giovane Marcelino / Prefeitura Içara
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