Por Thiago Hockmüller - thiago.hockmuller@engeplus.com.br
Em 17/04/2023 às 13:34Balneário Rincão poderá ganhar novas áreas de lazer nos próximos meses. A prefeitura estuda a revitalização do entorno da Lagoa do Jacaré, na Zona Velha, e também da Praça Central do calçadão, onde atualmente funciona o Container Food Park. Os dois projetos estão em fase de elaboração e estudo.
A revitalização no espaço da Lagoa do Jacaré ainda depende de desapropriações. A ideia para este local é instalar academia ao ar livre, playground, campo de futebol e a instalação de um restaurante por meio de parceria público-privada (PPP). “Queremos criar algum tipo de projeto no sentido de podermos gerar vida comercial nesta área e dar movimento, mais fluxo e vida ao redor da lagoa”, explica o vice-prefeito de Balneário Rincão e secretário de obras, Luiz Laurindo, em entrevista ao Portal Engeplus.
Como os projetos ainda não estão concluídos, também não há estimativa de orçamento para a revitalização. Laurindo acredita que a prefeitura terá poder financeiro para realizar a obra, mas também tentará aporte do Governo do Estado e de emendas parlamentares. “O projeto está praticamente pronto, mas existe a possibilidade de trocar ideias com moradores. A ideia é iniciar ainda neste mandato. Se não iniciarmos este ano, será no ano que vem”, projeta o vice-prefeito.
Recurso destinado para a Praça Central
Para a Praça Central a ideia é transformar o espaço em um mini Parque das Nações, com área para shows e pista de caminhada, além da manutenção da academia ao livre e espaço para futebol. Para este projeto, a prefeitura possui cerca de R$ 2,2 milhões garantidos via emenda parlamentar do deputado federal Ricardo Guidi (PSD), porém houve entrave com desapropriação.
“Estamos com a equipe trabalhando para finalizar o projeto. É uma área para contemplar espaço para shows e ter estrutura naquela região para a hora que tiver evento um pouco maior puder ser realizado ali. Estamos pensando na infraestrutura para que a praça funcione ao mesmo tempo dos shows”, afirma.
A ideia é manter o Container Food Park, porém com adequações para modernizar o espaço. Laurindo explica que os projetos fazem parte do pacote de melhorias previstas para acelerar o desenvolvimento econômico do município.
“O Rincão passou por transformação. Sou comerciante desde que me conheço por gente. E podemos considerar que o Rincão vive outro momento, muito em função da parte de infraestrutura. Tudo o que foi oferecido nos proporcionou desfrutar do desenvolvimento econômico dentro da cidade. A autoestima das pessoas melhorou e isso dá sobrevida no pós-verão. Tem que investir para criar um ambiente promissor”, avalia.
A estimativa é que a revitalização da Praça Central custe cerca de R$ 3 milhões.
Leia mais sobre:
Balneário Rincão,
geral,
praça Central,
lagoa do jacaré.
Causa animal
Tribuna Livre
Cooperativismo
Família Acolhedora
Cooperativismo