Por Redação Engeplus
Em 18/11/2023 às 18:17Após enfrentar fortes chuvas que afetaram diversas comunidades, o prefeito de Praia Grande Elisandro Machado decretará situação de emergência. Várias localidades do município ficaram inacessíveis no fim da tarde dessa sexta-feira, dia 17, e na madrugada deste sábado, dia 18, além de toda cidade ficar impactada por alagamentos ocasionados por 202 milímetros de chuva em 24 horas.
Por conta das ocorrências, a prefeitura está trabalhando intensamente para restabelecer todos os acessos o mais breve possível. No municipio, foi iniciado uma força-tarefa envolvendo todas as secretarias executivas para prestar assistência às famílias afetadas, desde a 1h30 deste sábado, com apoio do Corpo de Bombeiros e também da Defesa Civil. Ainda segundo o prefeito, este é o terceiro decreto emergencial em menos de cinco meses em 2023, em função das tragédias climáticas no município.
Além disso, devido as chuvas, um homem também está desaparecido. Alenir Rodrigues Pacheco de 70 anos, que mora na comunidade do Rio do Boi, foi levado pela correnteza na madrugada. A casa foi arrastada e acredita-se que ele estava dormindo no momento. Os bombeiros fazem as buscas por terra, pelas margens do Rio do Boi e, assim que o volume de água possibilitar, a equipe seguirá a procura no rio.
Ao todo, 90 pessoas ficaram desabrigadas e foram temporariamente para casa de familiares e conhecidos. Pelo menos 24 pessoas encontram-se desalojadas e estão no ginásio de esportes do município.
As localidades que seguem isoladas são: Alto da Esperança, Mãe dos Homens, Pedra Branca, Corujão, Aparecida, Rio do Boi e Passo Fundo. Já no bairro Pé da Serra, dez casas foram inundadas e no bairro 1º de Maio o alagamento atingiu 25 residências. Ainda, até o momento, algumas vias também estão interditadas, como a Estrada da Pintada, a SC-290 na Serra do Faxinal e a rodovia de acesso ao Rio do Boi, onde a ponte desabou.
O município também teve o abastecimento de água interrompido desde a manhã deste sábado em todo município. A prefeitura deve distribuir água potável às comunidades isoladas a partir da noite deste sábado. O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) Água dos Canyons informou que a rede adutora de abastecimento foi afetada em vários pontos. A previsão é de que o fornecimento seja normalizado entre a noite deste sábado e ao final de domingo, dia 19, dependendo da região.
Colaboração: Assessoria de Comunicação Prefeitura de Praia Grande
Leia mais
Fortes chuvas deixam 90 pessoas desalojadas em Praia Grande, afirma Defesa Civil
Praia Grande: bombeiros farão buscas por homem desaparecido durante forte chuva, afirma prefeito
Leia mais sobre:
clima,
chuva,
praia grande,
alagamentos.
Cambará do Sul
Governo do Estado
Longe das drogas
Comércio aberto
100 anos de história
Festa julina
Segundo dia
Governo do Estado