Por Laura Bazzei - laura.bazzei@engeplus.com.br
Em 14/02/2025 às 12:21A primeira semana do ano letivo de 2025 resultou na apreensão de seis vans escolares irregulares em Criciúma. As abordagens foram realizadas pela Superintendência de Trânsito do município, que intensificou a fiscalização para garantir a segurança dos estudantes. O monitoramento deve continuar ao longo do ano.
O superintendente de trânsito de Criciúma, sargento Edno Carmélio Dutra, explicou que, as maiores falhas encontradas envolvem a falta de vistorias obrigatórias, problemas nos pneus, ausência de cintos de segurança adequados, más condições do veículo e motoristas sem habilitação na categoria D ou sem o curso de transporte escolar. “A importância dessa fiscalização é a preservação das vidas das crianças”, informou.
Para obter a autorização e poder conduzir uma van escolar existem requisitos básicos: o motorista precisa ter 21 anos, ter o curso de transporte escolar e a van deve passar por duas vistorias, uma do município e outra do Estado. Ao ser aprovada, ganha permissão para trafegar dentro da cidade.
Casos preocupantes
De acordo com Dutra, foi montado uma linha de fiscalização para que os agentes de trânsito possam ser pontuais nas abordagens. “Pegamos as rotas dos colégios mais movimentados de vans escolares e nessas fiscalizações, nos deparamos com situações bem preocupantes”, informou.
Durante a fiscalização, dois casos chamaram a atenção da superintendência de trânsito. O primeiro, foi de um condutor que não possuía categoria D, não fez curso de transporte escolar e já transportava crianças há três anos na cidade. O segundo foi de um veículo que operava de forma clandestina, sem qualquer vistoria realizada e vinha de outro município transportando 15 crianças de cinco a oito anos.
“Essa van, o cidadão não tinha o curso de transporte escolar, estava com dois pneus carecas, o sistema ventoinha estava desligado, a ignição desse veículo era ligada por um botão e não pela chave, além de também não ter sinalização como van escolar. Ela estava totalmente irregular”, detalhou Dutra.
Além das apreensões, outras seis vans foram notificadas por irregularidades menores, como falta de documentos ou sinalização inadequada. “Os motoristas se comprometeram a regularizar a situação, e, por se tratar de transporte de crianças, não removemos os veículos de imediato, evitando que os alunos ficassem sem locomoção”, acrescentou o superintendente.
Leia mais sobre:
criciuma,
Superintendência de Trânsito.
Vila Nova Esperança
Solidariedade
Siderópolis
Próximos quatro anos
Edição histórica
Oportunidade
Vagas de emprego no Sul de Santa Catarina
Vila Nova Esperança
Siderópolis
Próximos quatro anos
Edição histórica