Inclusão social

Criciúma recebe 'Carreata Azul' em apoio ao Dia Mundial do Autismo

Ação é uma iniciativa da Associação de Pais e Amigos de Autistas (AMA)

Por João Gabriel da Rocha

Em 31/03/2025 às 12:16
imagem da noticia
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Criciúma recebe a ‘Carreata Azul’, nesta quarta-feira, dia 2 de abril, em homenagem ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo. A iniciativa da Associação de Pais e Amigos de Autistas (AMA), contará com a participação de 70 alunos da instituição, visando promover o respeito pelas pessoas com diagnóstico de autismo.

Segundo a coordenadora pedagógica da AMA, Mirozete Iolanda Volpato Hanoff, a carreata é uma forma de construir a empatia e combater preconceitos. “Nosso foco é fazer as pessoas se colocarem no lugar dos autistas. Ao verem a quantidade de pessoas, pensarem que daqui a 10 anos toda família terá um. Já é difícil, hoje em dia, alguém que não tenha um familiar ou conhecido com espectro autista”, destaca.

Como irá funcionar a carreata

“A carreata inicia às 13h30, saindo da AMA, e seguirá até a Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), onde terá uma homenagem para os autistas. Também contaremos com a participação da Polícia Militar (PM), que é nossa parceira na equoterapia e sinoterapia", explica Mirozete.

Continua após anúncio
Fim do anúncio

Segundo a coordenadora, o percurso passará por diversas ruas da cidade, como a Álvaro Catão e a Sebastião Toledo, e é aberto para o público. “Contaremos com carros de som, trenzinhos e ônibus, transportando todos os alunos da AMA. Quem quiser participar, pode se juntar à carreata com seu carro, que nós da AMA colocamos os balões azuis no veículo para simbolizar o apoio à causa", ressalta.

Mirozete destaca a importância da carreata no combate ao preconceito. "A grande maioria adora andar de carro, então para eles é um fato muito importante. As pessoas devem participar para quando encontrarem um autista, não ficarem assustados e julgando. É o momento de lembrarmos que eles são diferentes, mas humanos. Não sabemos quais são mais inteligentes do que nós”, observa.

Como ajudar?

A AMA realiza outras ações sociais além da carreata que ocorre no dia 2 de abril. Entre elas estão:
Dia 5 de abril: Evento na Praça Nereu Ramos para esclarecimento de dúvidas sobre o autismo
Dia 12 de abril: Pedágio solidário em cinco pontos da cidade, arrecadando fundos para a AMA
Dia 26 de abril: Paella solidária do Autismo

Mirozete destaca que as doações são de extrema importância para as atividades da AMA. “Nós atendemos 210 autistas, com apoio de médicos, terapeutas e fonoaudiólogos, mas recebemos uma pequena ajuda da Prefeitura de Criciúma e da Fundação Catarinense”, frisa.

A coordenadora destaca a importância das doações por conta da seletividade alimentar de alguns alunos. “Oferecemos cafés especiais para autistas que só comem coisas específicas, o que exige criatividade da equipe de nutrição e das cozinheiras. Temos alunos que não comem uma bolacha por ser redonda ou quadrada, por exemplo”.

“Toda ajuda e doação é bem-vinda, precisamos tanto de produtos de limpeza quanto de alimentos. Elas podem ser feitas ligando para o número 48 3462-9804, ou entrando em contato por mensagem, e caso alguma grande marca quiser apoiar o evento, estamos precisando de voluntários ”, finaliza. Caso quiser saber mais sobre a AMA, acesse o Instagram.

'Carreata Azul' da AMA em 2024

Leia mais sobre:

criciuma,

autismo,

Carreata Azul.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui

Confira mais de Geral