Prejuízo histórico

Prefeitura de Criciúma estudará alternativas para reconstruir réplica de igreja

Capela de madeira foi destruída por um incêndio na noite desta segunda-feira

Por Lucas Renan Domingos - lucas.domingos@engeplus.com.br

Em 31/03/2025 às 21:12
imagem da noticia
Foto: Lucas Renan Domingos/Portal Engeplus

O prefeito de Criciúma, Vagner Espíndola, acompanhou o trabalho do Corpo de Bombeiros no combate ao incêndio na réplica da primeira igreja do município. A prefeitura buscará alternativas para reconstruir o patrimônio histórico, inaugurado em 2016 e destruído pelo fogo na noite desta segunda-feira, dia 31.

“É um patrimônio histórico da nossa cidade. É a réplica da primeira igreja católica do nosso município. Vamos aguardar finalizar a ocorrências, mas vamos analisar alguma forma de reconstruir”, garantiu o prefeito.

A estrutura foi erguida por meio de uma permuta entre o município e Engenharia Castanhel. A prefeitura cedeu parte de um terreno de interesse da empresa e, em troca, ganhou a construção da capela. O espaço não estava sendo utilizado para realização de celebrações. 

Continua após anúncio
Fim do anúncio

“Com a reconstrução, vamos buscar uma parceria com a Diocese de Criciúma para a realização de atividades. Não adianta apenas construir de novo e não realizar atividades. Quem sabe a diocese possa incorporar esta capela e fazer celebrações”, acrescentou Espíndola. 

Por conta do incêndio, a estrutura ficou comprometida e deverá ser derrubada. As causas do fogo continuam sendo investigadas. As chamas iniciaram na torre que ficava ao lado e o fogo se propagou para a capela. O espaço não possuía energia elétrica e estava desativado.

Réplica da igreja no dia da inauguração - Foto: Neka Dal Pont

Leia mais sobre:

criciuma,

geral,

incêndio,

Igreja,

Réplica.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui

Confira mais de Geral