Investimentos

Fernando Zancan sobre o Plano de Transição Energética Justa: 'Grande oportunidade para a região Sul'

Estudo será feito pela Fundação Getúlio Vargas; contrato foi assinado nesta terça-feira

Por Patrick Stüpp - patrick.stupp@engeplus.com.br

Em 03/06/2025 às 18:33
imagem da noticia
Foto: Jéssica Rosso Crepaldi/Portal Engeplus

Em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), o Plano Estadual de Transição Energética Justa começará a ser desenvolvido em Santa Catarina. O ato de assinatura de contrato ocorreu na tarde desta terça-feira, dia 3, na Associação Empresarial de Criciúma (Acic). Para o presidente da Associação Brasileira do Carbono Sustentável, Fernando Zancan, esta iniciativa é uma grande oportunidade para a região Sul do Estado.

“A finalidade da Transição Energética Justa é estarmos trabalhando ao lado do carvão para desenvolvermos tecnologias que gerem menos dióxido de carbono (CO2), além de estarmos desenvolvendo novas economias, principalmente para a nossa região, que é impactada pelo setor carbonífero. Então, é uma grande oportunidade para região Sul ter uma inteligência da Fundação Getúlio Vargas para orientar um plano de longo prazo”, destacou.

Após o ato de assinatura de contrato com a Fundação Getúlio Vargas na tarde de hoje, o Plano Estadual de Transição Energética Justa já começará a ser desenvolvido a partir desta quarta-feira, dia 4. Ao todo, serão 18 meses de trabalho com um investimento total de R$ 3,5 milhões. Apesar de ser um assunto que já vinha sendo pensado, conforme o presidente, agora será feito um planejamento de ações para, posteriormente, serem feitos os investimentos de recursos. 

Continua após anúncio
Fim do anúncio

“Agora tudo vai ser estudado para encontrarmos os tipos de políticas públicas necessárias para implementarmos o Plano de Transição Energética Justa. Com este projeto não podemos deixar apenas no papel, também temos que começar a implementá-lo. Tudo isso precisa ser bem organizado para que os recursos que a gente tenha sejam bem utilizados”, afirmou Zancan. 

Além da presença do secretário de Estado do Meio Ambiente e da Economia Verde, Emerson Stein, o ato de assinatura também seria realizado com a presença do governador de Santa Catarina. Porém, conforme a assessoria de imprensa, Jorginho Mello (PL) não compareceu ao evento, já que precisou fazer uma viagem para Brasília de última hora. Ele irá cumprir uma agenda internacional na próxima semana.

Leia mais sobre:

fernando zancan,

fgv,

Transição Energética Justa.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui

Confira mais de Geral