Sustentabilidade

Projeto Guardião das Águas estreia com diversas ações de educação ambiental em Urussanga

Ação contou com plantio de mudas e inauguração de espaço para abelhas

Por Redação Engeplus

Em 07/06/2025 às 17:10
imagem da noticia
Foto: Divulgação

O município de Urussanga realizou uma série de atividades voltadas à conscientização ambiental e ao incentivo de práticas sustentáveis nessa sexta-feira, dia 6, com a execução do projeto Guardião das Águas. 

A iniciativa, coordenada pelo SAMAE e o Governo Municipal, por meio do Departamento do Meio Ambiente (DMA), conta com o apoio de diversos parceiros, e visa fortalecer a gestão dos recursos hídricos e a proteção do meio ambiente.

As ações do dia iniciaram com o plantio de mudas de pau brasil, jacarandá, ipê, araçá e jabuticaba ao lado da Prefeitura pelos alunos da Apae. Na sequência, as mulheres dos clubes de mães e idosos da Associação Urussanguense de Assistência Social (Auras) realizaram o plantio de ipês perto da rodoviária.

Continua após anúncio
Fim do anúncio

Mudas também foram distribuídas na DMA e houve a inauguração do Logística Reversa, um Ponto de Entrega Voluntária (PEV) para receber eletrônicos, pilhas, materiais, lâmpadas e outros itens que precisam de uma destinação correta.

"Nossa missão é envolver a comunidade na preservação dos recursos naturais e no cuidado com a cidade que queremos deixar para as próximas gerações”, disse o diretor de Meio Ambiente, Cleyton José Ferreira.

A Praça Anita Garibaldi ganhou um totem com bebedouro de água natural e fria para as pessoas aliviarem a sede, além da saída de água na altura adequada para os pets. O recipiente possui pequenos furos de escoamento lento para o animal beber e sem deixar a água parada.

“Esse é o primeiro totem de hidratação instalado em Urussanga, pensado para atender tanto as pessoas quanto os animais de estimação. Outros devem ser instalados em mais pontos da cidade para melhorar o bem-estar da população nos espaços públicos", declara o diretor do SAMAE e vice-prefeito, Renato Bez Fontana.

Outro destaque foi a inauguração do Espaço das Abelhas sem ferrão, com a instalação de duas casinhas para abrigar os polinizadores na Praça. Segundo a FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura), as abelhas sem ferrão desempenham um papel vital na manutenção dos ecossistemas brasileiros e são responsáveis pela polinização de cerca de 85% das plantas com flores nas matas e florestas, bem como de 70% das culturas agrícolas.

Divulgação

Leia mais sobre:

urussanga,

Guardião das Águas.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui

Confira mais de Geral