Por Rafaela Custódio - rafaela.sousa@engeplus.com.br
Em 12/06/2025 às 11:51A Secretaria de Assistência Social de Criciúma já recebeu 71 inscrições para o casamento coletivo, que vai formalizar gratuitamente a união civil de até 100 casais em situação de vulnerabilidade social. A cerimônia comemorativa está marcada para o dia 1º de agosto, às 19 horas, em local a ser divulgado pelo governo municipal.
O objetivo do programa é proporcionar a formalização do casamento civil a casais de baixa renda, oferecendo isenção de taxas cartorárias e promovendo um momento especial de celebração para os noivos e seus familiares. A iniciativa faz parte do calendário oficial de eventos em homenagem aos 100 anos de Criciúma.
As inscrições podem ser feitas até 23 de junho, nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de Criciúma, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas. Para participar, os casais precisam comprovar residência em Criciúma, não possuir impedimentos legais para o casamento e apresentar autodeclaração de hipossuficiência econômica. Também é necessário apresentar documentos pessoais e contar com duas testemunhas maiores de 18 anos. Em caso de dúvidas sobre o endereço dos Cras, os interessados podem entrar em contato com a Secretaria de Assistência Social pelo telefone (48) 3431-0389.
A cerimônia permitirá a presença de até seis convidados por casal, incluindo as testemunhas, e contará com estrutura acessível para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Além disso, os casais poderão optar por uma bênção religiosa simbólica durante o evento, respeitando a diversidade de crenças.
Defensoria Pública ajuda casais
A 4ª Defensoria Pública de Criciúma está ajudando os casais que estão com dificuldades em obter certidão atualizada. “Os profissionais dos Cras entraram em contato conosco e nos informaram que muitas pessoas estão com dificuldades para obter a certidão atualizada, com isso, a Defensoria Pública está disponibilizando o serviço de atualização de certidões de nascimento e casamento atualizadas para se inscrever no casamento coletivo. Então, a Defensoria Pública está fazendo essa parceria com os Cras para obter de forma gratuita esses documentos. Quem precisar dos documentos, pode solicitar diretamente no Cras que os profissionais entrarão em contato conosco e nos passarão as informações”, detalhou a defensora pública da 4ª Defensoria Pública de Criciúma, Ludmila Maciel.
Credenciamento de patrocinadores
A Fundação Cultural de Criciúma (FCC), publicou o edital que busca empresas patrocinadoras, por meio de patrocínio direto ou indireto, para fornecimento de serviços e produtos destinados à realização do Casamento Centenário.
O edital representa o primeiro chamamento público baseado na nova Lei do Patrocínio, recentemente sancionada no município, que regulamenta a cooperação entre o poder público e a iniciativa privada na prestação de serviços para eventos oficiais.
Poderão participar empresas especializadas nos segmentos de iluminação, decoração, som e imagem, telões, fotografia, buffet, bebidas, vestuário para noivos, produção de beleza para a noiva, entre outros serviços que viabilizem uma cerimônia completa para os 100 casais selecionados.
Prazo de credenciamento
O período para envio das propostas e documentação segue aberto até 28 de junho de 2025. O edital completo está disponível no site da Fundação Cultural de Criciúma e no portal oficial do município (Link do edital). Segundo o edital, os custos da cerimônia que não forem cobertos por parcerias serão assumidos pelo Município.
Leia mais sobre:
criciuma,
Casamento coletivo.
Próximos quatro anos
Edição histórica
Oportunidade
Passeando por SC
Arte e memória
Próximos quatro anos
Edição histórica
Passeando por SC
Arte e memória