Por Redação Engeplus
Em 12/06/2025 às 13:32O Governo de Criciúma, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, promoveu nesta semana uma capacitação voltada aos profissionais do Sistema Único de Assistência Social (Suas). A atividade foi realizada esta semana e reuniu equipes do Centro POP, Abordagem Social, República, CRAS, CREAS e da gestão municipal.
Com o tema “Da higienização à garantia de direitos”, a formação foi conduzida pela doutora em Serviço Social, Ciberen Quadros Ouriques, e teve como foco o Serviço Especializado em Abordagem Social. O objetivo foi fortalecer o trabalho técnico e humano das equipes no atendimento à população em situação de rua, bem como a públicos vulneráveis em contextos de exploração, uso abusivo de substâncias e trabalho infantil nas ruas.
“Nosso governo tem o compromisso de respeitar a dignidade humana e garantir direitos. Investir na formação dos nossos profissionais é fortalecer o serviço público e aprimorar o atendimento à população mais vulnerável”, destacou o prefeito de Criciúma, Vagner Espíndola.
A capacitação proporcionou aos profissionais momentos de escuta, troca de experiências e aprofundamento sobre estratégias intersetoriais que envolvem assistência social, saúde, habitação, trabalho e educação. “Nossos trabalhadores enfrentam situações complexas todos os dias. Essa formação amplia o conhecimento técnico e fortalece o olhar sensível, o essencial para garantir acolhimento, respeito e respostas adequadas às diferentes realidades das pessoas em situação de rua”, afirmou a secretária municipal de Assistência Social, Dudi Sônego.
A palestrante convidada, Ciberen, atua há mais de 22 anos com a temática da população em situação de rua, ela ressaltou o avanço recente de Criciúma na qualificação da abordagem social, destacando a importância de práticas baseadas na escuta qualificada e no respeito aos direitos humanos. “A proposta foi discutir o serviço especializado numa perspectiva de dignidade, enfrentando práticas históricas de higienização social e aporofobia. Criciúma tem se alinhado às diretrizes nacionais e investido na formação dos trabalhadores, o que é fundamental para garantir um serviço técnico, eficiente e comprometido com os direitos da população em situação de rua”, afirmou.
Durante o encontro, também foi apresentada a proposta do programa ‘Moradia Primeiro’, já adotado em cidades como Florianópolis, Porto Alegre e Curitiba, e discutidas campanhas de sensibilização pública para combater o preconceito e a exclusão social.
Colaboração: Daiana Farias.
Leia mais sobre:
criciuma,
Assistência Social,
Garantia de direitos.
Vagas limitadas
Vila Nova Esperança
Solidariedade
Siderópolis
Próximos quatro anos
Vila Nova Esperança
Siderópolis
Próximos quatro anos