Criciúma

Apae de Criciúma realiza pedágio solidário neste sábado para manter qualidade no atendimento a alunos

A ação ocorre das 8 às 13 horas e contará com a participação de mais de 150 colaboradores

Por Rafaela Custódio - rafaela.sousa@engeplus.com.br

Em 13/06/2025 às 10:25
imagem da noticia
Foto: Divulgação/Arquivo

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Criciúma promove neste sábado, dia 14, um pedágio solidário em seis pontos estratégicos da cidade. A ação ocorre das 8 às 13 horas e contará com a participação de mais de 150 colaboradores e voluntários da instituição.

O objetivo é arrecadar recursos para auxiliar nas despesas operacionais da entidade, que atualmente atende aproximadamente 300 alunos e pretende, até o fim do ano, ampliar esse número para 420. “Estamos pedindo, mais uma vez, ao cidadão criciumense que entregue o seu gesto de solidariedade à nossa instituição. Precisamos desses recursos para garantir mais qualidade de ensino, de saúde e social aos nossos educandos e usuários”, destacou o presidente da Apae de Criciúma, Eduardo Reis de Farias.

Hoje, a entidade conta com aproximadamente 104 colaboradores, incluindo 23 profissionais da área da saúde — como médicos, dentistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e assistentes sociais — além de 55 professores especializados em educação especial. No entanto, segundo o presidente, os maiores desafios financeiros envolvem os custos com a alimentação dos alunos.

Continua após anúncio
Fim do anúncio

“Servimos entre 26 e 30 mil refeições por mês, o que representa um custo de cerca de R$ 40 mil mensais. Os recursos destinados à alimentação não vêm de forma regular, por isso ações como o pedágio são tão importantes”, explicou Farias.

Durante o pedágio, os voluntários estarão identificados com coletes azuis da instituição, crachás e distribuirão um cartão de doação que contém a chave PIX da Apae. “Mesmo quem não puder contribuir na hora pode doar depois. Toda ajuda é bem-vinda”, reforçou o presidente.

A expectativa é arrecadar mais de R$ 40 mil com a ação. “É um valor que faz diferença. E neste ano, com o aumento expressivo de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na instituição, precisamos ainda mais de preparo, ferramentas e acolhimento — tanto para os alunos quanto para suas famílias. E isso só é possível com recursos”, finalizou. 

Confira os locais de coleta:  

- Rua Saldanha da Gama (Banco Safra – referência).

- Rua Joaquim Nabuco (Montalccino – referência);

- Cruzamento da Rua Álvaro Catão;

- Cruzamento da Praça da Chaminé;  

- Cruzamento do Angeloninho;

- Rodovia Maximiliano Gaidzinski (Marcos Rovaris – referência).

Leia mais sobre:

criciuma,

Apae.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui

Confira mais de Geral