Por Redação Engeplus
Em 23/06/2025 às 15:40O Governo de Criciúma deu início, nesta segunda-feira, dia 23, à segunda etapa do programa “Criciúma, Quem Ama Cuida”, na região da Grande Rio Maina. As atividades começaram no Ginásio de Esportes do bairro Metropol e reuniram o prefeito Vagner Espíndola, o vice-prefeito Salésio Lima, secretários, diretores e presidentes de associações de moradores dos bairros atendidos.
O encontro iniciou com um momento de reflexão conduzido pelo padre Rafael Chaves, vigário da Paróquia São João Paulo II, do município de Sombrio. Em seguida, foi realizada a reunião do Gabinete Itinerante, com definição das prioridades e ações para os próximos dias.
“Estar presente nas comunidades, ouvindo as demandas dos moradores, é essencial para planejar ações que realmente atendam às necessidades locais. O Gabinete Itinerante nos permite tomar decisões assertivas e aproximar ainda mais o Governo da população”, destacou o prefeito.
As ações seguem até a próxima sexta-feira, dia 27, e devem abranger os bairros Metropol, Colonial, Laranjinha, Vila São José, Estaçãozinha, Vila Miguel, Rio Bonito, São Marcos e Vila Visconde.
O presidente da Associação de Moradores do Metropol, Edi Carlos Machado, participou da reunião e reforçou a importância do programa. “Essa iniciativa demonstra o comprometimento do Governo em ouvir a comunidade e atender suas principais demandas. A população está satisfeita com os trabalhos realizados no bairro”, afirmou.
De acordo com um dos coordenadores do programa, Vittor Teixeira, todas as secretarias municipais estão mobilizadas. “São ações que envolvem limpeza urbana, manutenção de espaços públicos, melhorias na infraestrutura, atendimento em saúde e reforço na sinalização viária. Uma atuação conjunta e intensa para transformar os bairros da região”, explicou.
Na Praça Pedro Bratti está programada a revitalização dos monumentos do Clube Metropol e dos bustos de Dionísio Freitas e Santos Guglielmi. Segundo a presidente da Fundação Cultural, Cristiane Uliana Zappelini, o legado histórico do bairro Metropol é muito rico e merece ser preservado.
“A história da nossa cidade é rica e foi construída a partir das principais localidades e bairros. Nesse sentido, o bairro Metropol foi um polo de desenvolvimento econômico e cultural de Criciúma, então, ao revitalizar os monumentos do Esporte Clube Metropol e dos empresários Dionísio Freitas e Santos Guglielmi, estamos garantindo que as futuras gerações tenham acesso à história desta região”, pontuou a presidente.
Gabinete Itinerante
O programa pretende fortalecer a participação cidadã, aproximar o Governo da comunidade e acelerar soluções para as demandas locais. Além dos serviços prestados, são realizados mutirões de limpeza, revitalização de espaços públicos e reuniões de escuta ativa com os moradores.
Principais ações:
Saúde: Atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Metropol com aferição de pressão arterial, cálculo de IMC, auriculoterapia e orientações sobre prevenção e qualidade de vida;
Infraestrutura: Obras de acessibilidade nas ruas das UBS dos bairros Wosocris e Colonial, limpeza urbana, manutenção de drenagens e bocas de lobo, além de recolhimento de materiais inservíveis;
Iluminação Pública: Instalação de mais de 50 novos pontos de iluminação e revitalização da Praça Arnaldo Napoli;
Cultura: Revitalização dos monumentos do Esporte Clube Metropol e dos bustos de Dionísio Freitas e Santos Guglielmi, na Praça Pedro Bratti;
Meio Ambiente: Ações de limpeza urbana, instalação de pontos de descarte correto de resíduos e planejamento de ações ambientais;
Trânsito: Reforço na sinalização, organização viária e melhorias no fluxo de veículos;
Educação: Atividades culturais nas escolas, como a execução do hino na Escola Filho do Mineiro e visita do prefeito à E.M.E.B. Carlos Gorini;
Esporte: Instalação de redes nos campos de futebol da região;
Ouvidoria: Atendimento direto às demandas da população, com encaminhamento e resolução dos pedidos.
Colaboração: Gregori Flauzino.
Leia mais sobre:
criciuma,
rio maina,
Demandas locais.
Cocal do Sul
INOVAMAT
Leãozinho Daren
Obra estadual
4.400 trabalhadores
Duas alternativas
Cuidado que move
Cocal do Sul
Leãozinho Daren
Obra estadual
4.400 trabalhadores
Duas alternativas
Cuidado que move