Em 2025

Justiça determina que Prefeitura de Criciúma retome gestão da Central Funerária

Juiz estipulou período de transição para execução do serviço público

Por Jessica Rosso Crepaldi

Em 18/12/2024 às 19:04
imagem da noticia
Foto: Lucas Renan Domingos/Portal Engeplus/Arquivo/Ilustrativa

O município de Criciúma deve retomar a administração da Central de Serviços Funerários até o dia 1º de fevereiro de 2025. A determinação consta no despacho assinado pelo juiz Sergio Renato Domingos da 2ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Criciúma, publicada no dia 10 deste mês. 

Conforme o juiz, a data dá à nova gestão municipal, que assumirá em janeiro, um período para que tenha condições de se organizar para assumir a função, ou, realizar uma nova contratação, ainda que em caráter emergencial. 

Sendo assim, também está entre as medidas, a suspensão das atividades, na data da finalização da transição, das empresas prestadoras de serviços funerários, que estão atualmente na execução do serviço público no município.

Continua após anúncio
Fim do anúncio

Além disso, o prazo também prevê que o serviço funerário não seja interrompido e que as famílias enlutadas sejam bem atendidas. Segundo a decisão, nas atuais condições, a prestação dos serviços funerários estão 'precárias e irregulares', e a determinação prevê ‘evitar ainda mais prejuízos aos usuários do sistema’. 

A decisão ainda determinou de imediato a suspensão do decreto que define a tabela de rodízio e o tabelamento de preços do serviço, passando a reger o sistema no formato original do processo licitatório. A multa para cada ato de descumprimento da decisão é de R$50 mil, revertida em favor do Fundo para Reconstituição de Bens Lesados (FRBL). 

O Portal Engeplus entrou em contato com a Procuradoria-Geral do Município, que informou que o mesmo ainda não foi oficialmente intimado, e assim que houver a intimação formal, a decisão será analisada, e posteriormente, serão adotadas as medidas administrativas e judiciais pertinentes, sempre em prol do interesse público.

A determinação é um desdobramento da Operação Caronte, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) e pelo Grupo Especial Anticorrupção (Geac) que apura crimes de organização criminosa, fraudes licitatórias e contratuais, corrupções, crimes contra a ordem econômica e economia popular envolvendo a concessão de serviço funerário na cidade de Criciúma.

Leia mais sobre:

prefeitura de Criciúma,

decisão,

gestão,

serviço público,

central de serviços funerários,

retomada da administração.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui

Confira mais de Justiça