Música

João Cechinel leva a cultura italiana para os palcos do Sul de Santa Catarina

Cechinel é natural de Timbé do Sul, e atualmente mora em Balneário Arroio do Silva

Por Laura Bazzei - laura.bazzei@engeplus.com.br

Em 09/12/2024 às 11:27
imagem da noticia
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Músicas de amor viram destaque na voz de João Prá Cechinel. O artista é atração em eventos na região Sul de Santa Catarina, e cativa o público com suas performances em italiano. Cechinel é natural de Timbé do Sul, e atualmente mora em Balneário Arroio do Silva. Aposentado após 38 anos na Polícia Civil, ele se dedica exclusivamente à música, uma paixão que o acompanha desde a infância.

A trajetória musical de Cechinel começou cedo, quando acompanhava os pais na igreja e, com o tempo, passou a integrar corais. Na década de 1980, ao lado de amigos, formou a banda Lua Nova, em Urussanga. O grupo, voltado para casamentos e eventos diversos, marcou o início de sua jornada. “Acho que a música está em mim desde que nasci. Penso que essa arte não é estanque, já que está em constante mudança e evolução”, refletiu o artista. A partir dos anos 2000, o músico ingressou em carreira solo.

Com mais de 40 anos como músico amador, Cechinel realiza apresentações em igrejas, recepções de casamentos e eventos ao ar livre, bem como em encontros culturais italianos. Segundo ele, o que mais o motiva a continuar se apresentando é o prazer do contato com o público, sentimento que descreve como “inebriante”.

Continua após anúncio
Fim do anúncio
Lua Nova, abril de 1985, Rio América, Urussanga. (Fotos: Reprodução/Redes Sociais)

 

 

Desafios

Inspirado por artistas como Gianni Morandi, Eros Ramazzotti e Andrea Bocelli, Cechinel compartilhou que um dos maiores desafios de ser um artista independente é a luta para mostrar que ser músico é uma profissão séria, e não apenas um passatempo. "A preparação exige tempo, dedicação e, claro, talento. Muitos músicos não recebem a devida valorização em termos financeiros, mesmo mostrando profissionalismo e investindo em equipamentos que normalmente são muito caros", explicou.

Um dos maiores desafios pessoais que o artista relatou ter vivido foi o de não poder se dedicar com exclusividade à música, devido à necessidade de estudar, trabalhar e estar com a família ao mesmo tempo. "Portas foram abertas por onde passei, e sempre tive o apoio de minha esposa e filha. Foi o que compensou por esses desafios pelos quais tive que passar", comentou. 

Para Cechinel, as lições e aprendizados que ele leva ao longo de sua trajetória são imensuráveis. Ele acredita que a música é a linguagem mais expressiva e universal que pode existir. “Foi por meio dela que conheci tantas pessoas, frequentei centenas de espaços que me foram abertos e tive o privilégio de conhecer pessoas de tantos lugares. Na mesma toada, posso dizer que, assim como ofereci música, fui retribuído com carinho e apreço por tantas e tantas pessoas pelos lugares onde passei”, refletiu.

Novos talentos

Esses mais de 40 anos dedicados à música fazem Cechinel refletir sobre sua jornada, destacando que o aprendizado nunca para. Em cinco anos, o artista manifesta o desejo de continuar a cantar em qualquer lugar, já que o mesmo acredita que a música nunca envelhece.

Aos novos talentos, que estão começando na música e desejam seguir no ramo, o conselho que o artista daria é baseado em uma só palavra: dedicação. “Não se deixe abater quando não for lembrado para mostrar seu trabalho. O reconhecimento só vem quando o artista demonstra seu efetivo comprometimento e o conhecimento naquilo que faz. E se o fizer, que o faça bem!”, finalizou.

Para quem ficou interessado em conhecer o trabalho de João Cechinel, acesse o Instagram

Leia mais sobre:

música,

João Cechinel.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui

Confira mais de Música