Música

Zinugi: paixão por Blues e Cássia Eller move banda de amigos em Criciúma

Grupo atua desde 2010 levando MPB e Rock para os amantes de música

Por João Gabriel da Rocha

Em 21/03/2025 às 11:52
imagem da noticia
Foto: Divulgação/Banda Zinugi

Misturando Rock com Música Popular Brasileira (MPB), um grupo de amigos de Criciúma deu vida à uma banda. A ‘Zinugi’ surgiu em 2010, movida pelas composições de Cássia Eller, uma das vozes mais marcantes da música brasileira na década de 90. Este ano, o grupo completa 15 anos de paixão e amizade expressas através do rock’n’roll em cima dos palcos.

O grupo surgiu a partir de um projeto musical do baterista Harlan Mello. Na época, o músico atuava como produtor da casa noturna Meva, localizada no bairro União Mineira, onde toda quinta-feira quatro atrações subiam ao palco. “Eu sempre me apresentava e revezava com outros músicos. Um dia, chamei meus amigos Rafa e Panda (Stefan Dal Pont), que já haviam me convidado para tocar na banda deles. Já que o Panda fazia covers da Cássia Eller, isso inspirou o primeiro show a ser um especial em homenagem à cantora”, relembra Mello.

O nome do grupo surgiu de um termo utilizado por um amigo dos músicos. “Zinugi não significa absolutamente nada. Era uma expressão utilizada por um amigo da banda, o Alex. Quando me ligaram para perguntar o nome, não sei porque isso passou pela minha cabeça, e eu disse “Banda Zinugi”. É feio, mas pelo menos é original”, explica Stefan Dal Pont, vocalista da banda.

Stefan Dal Pont, vocalista da Banda Zinugi. (Foto: Divulgação)


Conquistas e relação com a música

O vocalista Dal Pont destaca a importância da música em sua vida. “A música sempre esteve presente na minha vida, desde a infância ouvindo minha mãe e meus tios em rodas de violão tocando música sertaneja antiga, até hoje com as bandas e meu vício em discos de vinil. Nunca tive a pretensão de ser profissional, basicamente como alguns jogam futebol, nós tocamos por aí, e ainda rende um pouco de dinheiro”, pontua. 

Para o baterista Mello, a música representa a harmonia. "Com ela, podemos aglutinar todos os sentimentos em um momento só, e explorar a arte de uma forma especial”, observa. Harlan destaca que não está muito ativo na banda desde 2019, mas relembra o show mais marcante realizado pela Zinugi. “Foi uma festa em São Donato, em Içara, na qual estávamos muito bem entrosados, e também o público muito animado. Nela, reunimos músicas de MPB, rock e blues”, acrescenta.

Harlan Mello na bateria durante apresentação da banda Zinugi. Foto: Divulgação


Projetos e programação

A banda se apresentou no Parque Prefeito Altair Guidi na tarde do último sábado, dia 15, durante a Feira Caramelo, que promove a adoção de animais junto às atrações musicais. Dal Pont observa que não há um estilo de música específico apresentado nos eventos que o grupo participa. “Tocamos o que a gente gosta e que seja apresentável ao público. Tocamos hoje muito blues, que é um estilo diferente do que costumamos ouvir por aqui, tocamos reggae, rock nacional e internacional, samba, MPB entre outras", frisa.

Continua após anúncio
Fim do anúncio

Recentemente, Mello apresentou um projeto para criar um vídeo contextualizado na história e obra da Cássia Eller, e lançar nas apresentações no Serviço Social do Comércio (SESC). “O vídeo foi gravado no Colégio Satc há algumas semanas, e o projeto, elaborado pelo Harlan, foi inscrito no Circuito do SESC. Agora é esperar a aprovação ou não, e então veremos as datas pegar a estrada”, finaliza Dal Pont.

Para quem ficou interessado em conhecer e acompanhar a banda Zinugi, acesse o Instagram. O grupo também tem um canal no Youtube, onde é possível conferir algumas apresentações.
 

Confira os integrantes da banda:

Stefan Dal Pont (Panda) - Baixo e voz principal
Rafaer Bacis - Guitarra e segunda voz
Harlan Mello - Bateria e segunda voz
Ramon Pizzetti - Bateria e percussão 
Marcos Fernandes - Harmônicas (Gaita de Boca) e segunda voz

Divulgação/Banda Zinugi

Leia mais sobre:

criciuma,

música,

Zinugi.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui