Clima esquentou

Vereadores de oposição e base discutem sobre requerimento e sessão é suspensa; veja o vídeo

Daniel Formentin Bonifácio questionou palavras do vereador Luiz Fontana

Por Rafaela Custódio - rafaela.sousa@engeplus.com.br

Em 03/06/2025 às 19:55
imagem da noticia
Foto: Luis Carvalho/Câmara de Criciúma

A Sessão Ordinária desta terça-feira, dia 3, da Câmara Municipal de Criciúma precisou ser suspensa por cinco minutos após uma discussão entre o vereador Daniel Formentin Bonifácio (PSD) e parlamentares do Partido Liberal (PL). O desentendimento iniciou após o vereador Luiz Fontana (PL) subir à tribuna para falar de um requerimento solicitando informações sobre o fluxo de encaminhamento para os pacientes que necessitam de transporte para a saúde do município. 

“Então é muito importante esse requerimento, porque nas últimas semanas tenho recebido muitas pessoas me mandando mensagem dizendo que o transporte foi cortado, transporte para fisioterapia, transporte para tratamento, transporte para exames e foi tudo cortado, as pessoas estão ficando desesperadas. Recebi vários depoimentos, até porque também lá na reabilitação onde eu trabalho, tem muitos pacientes meus que usam o transporte do município e eles estavam desesperados porque ia ser cortado. Fico preocupado para saber o que está acontecendo. Durante a pandemia da Covid-19, nós tivemos os carros e funcionaram muito bem, milhares de pessoas foram atendidas no Rio Maina por causa do sistema que funcionava de maneira excelente”, explicou o vereador. 

O parlamentar criciumense ainda mostrou um documento e informou que o mesmo foi entregue nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). “O informativo diz o seguinte: ‘quando o paciente chegar na unidade solicitando o transporte, não informe que o transporte está cancelado. Primeiramente, chega lá, a pessoa vai perguntar se tem transporte, não pode dizer que está cancelado. Depois, realiza a solicitação normalmente, mesmo que já saibamos que não será possível liberar naquele momento. Já sabemos que não vai ser liberado o transporte, mas faz a solicitação. Caso a solicitação seja indeferida, informe o paciente de forma cordial’, está sendo muito bom, porque eles falam como deve falar”, frisou. 

Continua após anúncio
Fim do anúncio

Fontana terminou de ler o documento demonstrando os motivos que gostaria de explicações da Secretaria de Saúde de Criciúma. Mas, em seguida, o vereador Formentin subiu à tribuna e não gostou da atitude do colega da Câmara. 

“Não estou dizendo que o senhor está mentindo. Na segunda-feira [dia 9] usamos o secretário de Saúde, Deivid Freitas, o nosso governo não tem nada do que esconder. Penso que o serviço público é sempre usado para melhorar. Mas, se todos os vereadores, concordarem, cedemos o horário político”, sugeriu. 

Já a vereadora Gorete Mendes Correa Boaroli (PSDB) sugeriu que a pauta fosse discutida na Comissão de Saúde. “Temos que manter o diálogo e respeito. Esse documento não partiu do secretário Deivid”, afirmou. 

Durante os discursos, o clima entre o vereador Formentin e Fontana esquentou e os dois seguiram trocando acusações, quando o vereador Nícola Martins (PL) subiu à tribuna e pediu que o presidente Marcio Daros da Luz (PSD) suspendesse a sessão por cinco minutos para que os ânimos se acalmassem, foi nesse momento que a sessão foi interrompida no YouTube, porém os parlamentares continuaram batendo boca no plenário. O vereador Neto Uggioni (PSD) tentou acalmar Formentin. Confira o vídeo abaixo: 

VÍDEO: ESPECIAL PORTAL ENGEPLUS 

Após cinco minutos, a sessão retornou e o requerimento foi aprovado por unanimidade, ou seja, a Secretaria de Saúde terá que responder os questionamentos do vereador Fontana em até 30 dias. Confira abaixo o momento que iniciou a discussão na Câmara de Vereadores: 

Leia mais sobre:

criciuma,

politica.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui

Confira mais de Política