Por Redação Engeplus
Em 28/01/2025 às 09:00São aproximadamente 18.000 Km que separam o Japão do Brasil e leva-se em torno de 36 horas de voo para alcançar esse país partindo de Santa Catarina. Embora essa viagem pareça complicada para nós, tornou-se rotineira para o Dr. João Cláudio Wasniewski.
O coloproctoloista criciumense completou seu quarto treinamento em colonoscopia intervencionista e cirurgia colorretal no país nipônico e nos contou a respeito desta sua última experiência.
“O Japão é um país extraordinário e o povo japonês se destaca pela organização, eficiência e inovação. Os japoneses seguem na liderança mundial da colonoscopia. Eles são os responsáveis pelos principais avanços tecnológicos nessa área médica, além de serem extremamente habilidosos nos procedimentos invasivos”, relata o médico.
“Nesse mês pude me familiarizar com novas técnicas de retirada de lesões intestinais como a EID (Endoscopic Intermuscular Dissection). Essa técnica apresenta vantagem em relação a ESD que eu já vinha executando nos últimos anos aqui em Criciúma. A EID consegue retirar lesões mais profundas ampliando o leque de tumores que agora podem ser tratados por colonoscopia.”
“Outras novidades que tive contato foram técnicas avançadas de fechamento intestinal tanto por sutura (pontos) como por aplicação de clipes.”
“Fui mais uma vez muito bem recebido no hospital e pude rever algumas amizades que construí ao longo dos anos. Considero um grande privilégio poder ter um contato tão próximo com um serviço pioneiro na área de colonoscopia. Todas essas idas para o Japão me trouxeram segurança na execução dos procedimentos colonoscópicos que, cada vez mais, aumentam em complexidade.”
“Finalizo dizendo que se por um lado há grandes desafios em realizar essas especializações no Japão em função da distância, do custo e dos longos processos seletivos, por outro lado é uma experiência única, tanto de aprendizado como pela oportunidade de conviver com outra sociedade que tem uma cultura muito diferente da brasileira. Dessa vez levei minha família comigo, o que facilitou a adaptação e tornou os dias muito mais alegres. Minha filha de 5 anos adorou a experiência e voltou até falando algumas frases na língua japonesa. Espero que nos próximos anos eu tenha novamente a oportunidade de retornar ao Japão e, cada vez mais, aprimorar as minhas habilidades para o cuidado dos pacientes da nossa região."
Contato: Proctomais Clinica de Coloproctologia
Site: www.proctomais.com.br
Telefone (48) 3411-6706
WhatsApp (48) 9131-6762
Instagram: @proctomais
Leia mais sobre:
Colonoscopia,
Coloproctologista,
Proctomais,
especialização médica.
Publieditorial
Publieditorial
Publieditorial
Publieditorial
Publieditorial
Publieditorial
Publieditorial
Publieditorial