Publieditorial

UniSul: há 60 anos transformando pessoas e cidades

No dia 25 de novembro a Universidade completa seis décadas de atuação junto à comunidade

Por Redação Engeplus

Em 25/11/2024 às 08:30
imagem da noticia
Foto: Divulgação UniSul

Neste mês de novembro, a Universidade do Sul de Santa Catarina (UniSul) completa 60 anos junto de Santa Catarina. Tudo começou em 1964 quando, na cidade de Tubarão, Osvaldo Della Giustina, o fundador da UniSul, revelou suas intenções ao estabelecer a instituição. “É preciso que o ensino superior passe pela ponte para alcançar todo o estado!” A razão que impulsionou a fala de Della Giustina foi o movimento que ocorreu após a inauguração da Universidade Federal de Santa Catarina, situada na Ilha de Santa Catarina (Florianópolis). Esse evento levou à criação de várias instituições de ensino superior nas áreas interioranas do Estado, acelerando, assim, o progresso das regiões nas quais chegavam.

Nesse contexto, a criação da UniSul marcou o início de uma verdadeira simbiose e de um legado honrável entre a cidade e a universidade: já não era possível distinguir se a universidade girava em torno da cidade ou vice-versa. “O que observamos é que, juntas, formam um eixo central que movimenta toda a região, atraindo estudantes e famílias. Isso ainda permite que pais e filhos planejem o futuro juntos, já que os jovens podem permanecer na sua cidade para estudar”, recorda Mauri Luiz Heerdt, reitor da instituição.

Atualmente, a UniSul faz parte do Ecossistema Ânima, o maior e mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do país. A universidade conta com os campi: Tubarão, Pedra Branca (Palhoça),Florianópolis, Araranguá, Braço do Norte, Criciúma e Itajaí. Oferece mais de 70 cursos de graduação, 90 cursos de pós-graduação e quatro cursos de mestrado e doutorado com notas 4 e 5 na CAPES.

Assim como o seu posicionamento institucional - Fortalecendo comunidades e formando cidadãos do mundo –, a UniSul vem trabalhando para estreitar ainda mais sua relação com as comunidades e cidades, o que vem gerando impactos cada vez mais relevantes. Um recente resultado deste trabalho está no Balanço Social de 2023, no qual a universidade atendeu mais de 300 mil pessoas, que foram beneficiadas por 117 projetos gratuitos em diversas áreas, com a realização de ações voltadas para o meio ambiente, social e governança.

Conexão com a Comunidade

Segundo o diretor-geral da marca, Rodrigo Alves, o grande diferencial da UniSul e que permanece desde as suas origens é a capacidade de transformar pessoas, e assim, a partir delas, transformar comunidades e cidades. “Através da pesquisa, ensino, extensão e serviços à comunidade impactamos a vida dos catarinenses com a presença da UniSul, seja através dos nossos estudantes ou educadores da instituição. Além, claro, dos nossos egressos, profissionais formados em todas as áreas do conhecimento e que hoje atuam levando excelência e credibilidade para a população por meio dos seus respectivos trabalhos”, explica.

A UniSul tem um nível de excelência educacional comprovado pelos indicadores do Ministério da Educação. A exemplo é a nota 4 no Índice Geral de Cursos - IGC aferido por meio do resultado dos estudantes no ENADE e a qualidade da infraestrutura e corpo docente e, claro, nota máxima no MEC (5), ambos símbolos de muito orgulho. Assim, a instituição oferece qualidade e formação de excelência para toda a região.

Alves usa, como exemplo, a cidade de Tubarão em que a UniSul é um importante instrumento para estruturação do sistema de saúde da região, com um ecossistema que integra diferentes cursos, com ações de voluntariado que impactam diretamente na população. “Hoje, o município conta com uma infraestrutura de 74 consultórios para a área da saúde, clínica de fisioterapia completa, piscina aquecida para reabilitação, 60 consultórios odontológicos. Toda essa infraestrutura promove milhares de atendimentos mensais, de forma gratuita, em colaboração com a comunidade local”, garante.

A UniSul faz parte da história de muitas pessoas. Um grande exemplo dessa conexão com a comunidade é a história de Carlos Henrique Fernandes, de 75 anos, no qual foi estudante, teve seus filhos formados pela instituição e há sete anos é paciente da Clínica de Fisioterapia para o tratamento da doença de Parkinson. Carlos faz acompanhamento regular e, por isso, obteve melhoras significativas na locomoção, dicção e nas interações sociais. “Se não fosse pelos atendimentos que faço na UniSul, hoje não estaria nem mais andando", reflete.

Aniversário de 60 anos

Várias ações foram realizadas ao longo do ano e ainda estão sendo feitas para comemorar esse marco na história na UniSul. Como a campanha “6 Décadas, 6 Toneladas”, com o objetivo de arrecadar alimentos não perecíveis para o Banco de Alimentos de Santa Catarina (BASC) e instituições parceiras. A campanha, que se estende até o fim de novembro, mobiliza estudantes, professores e a comunidade em geral. Os alimentos podem ser entregues nos diversos campi da UniSul. 

Segundo o presidente do DCE da UniSul, Alex Chernehaque, está sendo gratificante acompanhar a movimentação dos estudantes para contribuir com a campanha. “Para contribuir ainda mais com essa ação, realizamos uma Gincana Solidária, na qual arrecadaremos alimentos e cestas básicas. Está sendo incrível comemorar os 60 anos da instituição e, ainda, fazer o bem contribuindo com as famílias que precisam destes alimentos”, afirma.

As entregas também poderão ser feitas durante o festival Rock Legends, no dia 30 de novembro, das 11 às 22h, em Tubarão. O evento terá a apresentação de cinco bandas e um DJ, que trarão o melhor do rock para o palco do festival. Haverá também uma Feira Criativa com produtos artesanais e uma área kids com monitores especializados para garantir diversão e segurança aos pequenos.

Para demonstrar o quanto a UniSul está conectada com as pessoas e as cidades da qual faz parte será apresentado um filme que conta a história de pessoas que tem suas histórias entrelaçadas com a instituição. A história do Carlos Henrique Fernandes será um dos relatos no filme que será lançado nesse dia 25 de novembro e poderá ser conferido no Instagram da UniSul (unisul.oficial)

Leia mais sobre:

unisul,

universidade,

Universidade do Sul de Santa Catarina.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui

Confira mais de Publieditorial