Cuidados

Doenças do joelho podem surgir em qualquer idade

Ortopedista comenta sobre os problemas e dores no joelho

Por Redação Engeplus

Em 02/11/2018 às 14:30
imagem da noticia
Foto: Divulgação

Algumas doenças não escolhem idade para aparecer e os problemas podem ser percebidos desde a infância até a terceira idade, de acordo com as características de cada fase da vida. É o caso de alguns problemas no joelho que provocam dor, barulhos ou estalos nas articulações, instabilidade (joelho parece frouxo), limitação dos movimentos articulares e dificuldade para se locomover após longo período sentado.

O médico ortopedista e traumatologista, Joaquim Reichmann, explica que na infância os problemas clinicamente mais frequentes são as osteocondrites, que originam-se na excessiva tração por músculos encurtados (na infância os ossos crescem mais rápido que os músculos), comuns nos joelhos e calcâneos que também podem ocorrer dentro da articulação do joelho quando, por deficiência circulatória, acontece soltura de fragmento ósseo com cartilagem.

Além disso, também podem ocorrer os mal alinhamentos patelares resultantes de anormalidade no desenvolvimento, patela alta, patela baixa, desvios angulares, desvios rotacionais (rótulas estrábicas convergente ou divergente) e os encurtamentos musculares pela defasagem do crescimento dos músculos em relação aos ossos, que provocam dor do crescimento. Menos freqüentes são os meniscos discóides e as lesões meniscais.

Continua após anúncio
Fim do anúncio

 Em adolescentes e adultos são comuns as lesões meniscais e ligamentares e os mal alinhamentos não corrigidos quando criança que podem levar à artrose (desgastes). Na terceira idade, os problemas ortopédicos mais recorrentes são as artroses, osteoporoses e o encurtamento dos músculos posteriores das coxas e pernas que provocam dor por falta de exercícios de fortalecimento e alongamento.

 Os mal alinhamentos ocorrem devido à hábitos incorretos de sentar, componentes genéticos e desenvolvimento inadequado do sistema osteomuscular. Os meniscos discóides são em forma de disco ao invés de meia lua e podem romper mais facilmente causando lesões que devem ser corrigidas.

As lesões meniscais e ligamentares são causadas por traumatismo de rotação (entorse) associado ou não com alavanca, que se não resolvidos, podem ocasionar artroses, agravadas com a obesidade e excesso de carga nas articulações.

 Reichmann explica que as atividades profissionais causam os maiores problemas nos joelhos são aquelas nas quais a pessoa permanece muito tempo sentado, ajoelhado e as ocupações que exijam se agachar e levantar muitas vezes por dia, carregando peso.

“O trabalhador que fica muito tempo em pé pode prevenir problemas com joelho usando meias elásticas para evitar varizes e manter programa de exercícios de alongamentos de músculos anterior e posterior da coxa e das pernas”, orienta.

Leia mais sobre:

saude.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui

Confira mais de Saúde