Alerta

Ousadia: estelionatário usa perfil com foto de delegado para tentar aplicar golpes; entenda

Criminoso se passa por autoridade policial para extorquir dinheiro de pessoas

Por Lucas Renan Domingos -

Em 11/07/2024 às 18:00
imagem da noticia
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

Tem se tornado corriqueira na internet uma prática de estelionatários para ganhar dinheiro. Em um aplicativo de mensagens, os criminosos criam um perfil falso com a foto da vítima e entram em contato com pessoas conhecidas para pedir quantias financeiras. E não há limites para obter ganhos, tanto que há quem tente se passar até mesmo por policiais.

Foi o que aconteceu com o delegado Márcio Campos Neves, da 2ª Delegacia de Polícia de Criciúma (2ª DP). Os golpistas utilizaram um número com DDD 47 com a foto da autoridade policial e enviaram um áudio para um contato. Na mensagem, o golpista afirma ser o delegado e que precisa que a pessoa entre em contato urgentemente para prestar esclarecimento sobre uma denúncia (ouça no áudio abaixo).

Continua após anúncio
Fim do anúncio

A pessoa que recebeu o áudio do golpista, não deu prosseguimento a conversa, mas Neves explica que a forma de ação dos criminosos já é conhecida. “Geralmente eles tentam extorquir as vítimas com golpes dos nudes. Eles fingem ser delegados e falam que receberam uma denúncia de troca de imagens íntimas com adolescentes e, para não prender, pedem dinheiro”, detalhou. 

O delegado frisa que nenhum funcionário público pode pedir dinheiro para o cidadão. No caso da Polícia Civil, há um procedimento legal para recebimento de fianças. “Em nenhuma hipótese um delegado vai pedir depósito ou constranger pessoas. O mais perto de um assunto financeiro que é tratado com o cidadão é quando uma pessoa presa tem a fiança arbitrada. Nesses casos, algum parente é informado para ir na delegacia”, enfatizou.

Para efetuar o pagamento também é necessário a emissão do termo de fiança e todo o atendimento possui um protocolo. “Não solicitamos pagamentos por meios tecnológicos. Em Criciúma nem tem 7ª DP, como o golpista fala no áudio”, reforçou.

Neves ainda orienta que caso alguma pessoa tenha a foto do seu perfil utilizada para aplicar golpes, a orientação é bloquear o contato do estelionatário e registrar um boletim de ocorrência online. Em Santa Catarina o procedimento pode ser realizado pelo site da Delegacia Virtual da Polícia Civil, clicando aqui.


Perfil do esteliontário com a foto do delegado - Imagem: Divulgação

Leia mais sobre:

segurança.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui

Confira mais de Segurança