Peça-chave

Queda de balão: polícia encontra maçarico e finaliza uma das etapas de investigação

Delegado aguarda produção de laudos periciais para encerrar inquérito policial

Por Lucas Renan Domingos - lucas.domingos@engeplus.com.br

Em 26/06/2025 às 18:21
imagem da noticia
Foto: Fabrício Júnior/Portal Engeplus/Arquivo

A Polícia Civil comunicou na tarde desta quinta-feira, dia 26, que encerrou a coleta de depoimentos e provas sobre a investigação da queda do balão que matou oito pessoas no último sábado, em Praia Grande, no Sul de Santa Catarina. O maçarico reserva que fica no cesto do balão e que pode ter originado o incêndio foi encontrado pelos investigadores. 

“Fomos até o local do acidente para fazer uma varredura e encontrar vestígios que faltavam. Lá encontramos o maçarico utilizado para acender a chama-piloto do balão, quando essa chama falha. Era a última peça que faltava ser encontrada”, disse o delegado Rafael Chiara, responsável pelo inquérito policial que apura as causas do acidente. 

Na sede da empresa proprietária do balão, os investigadores colheram mais um depoimento do piloto em uma reconstituição simulada. Os peritos da Polícia Científica também foram até o pátio da Prefeitura de Praia Grande para analisar os destroços do balão. 

Continua após anúncio
Fim do anúncio

“Todas as testemunhas e sobreviventes foram ouvidos, inclusive o dono da empresa fabricante dos balões, que nos auxiliou bastante no entendimento técnico. Nesses poucos dias, já foram ouvidas mais de 20 pessoas. A parte de oitivas está encerrada e estamos no aguardo da perícia”, completou Chiara. 

Peritos durante novas buscas no local da queda do balão - Foto: Divulgação/Polícia Civil

Relembre o acidente

A queda do balão aconteceu por volta das 8 horas. Minutos após a decolagem, uma chama iniciou no cesto. Após não conseguir controlar o fogo, o piloto realizou a descida e o balão se chocou com o solo. Dos passageiros, 13 pessoas, incluindo o piloto, conseguiram sair. 

As demais vítimas permaneceram no cesto e o balão voltou a ganhar altitude. Quatro pessoas se jogaram na tentativa de escapar da tragédia e outras quatro foram encontradas carbonizadas dentro e próximas ao cesto após a queda.

Equipes realizaram uma uma reconstituição para simular o voo do balão - Foto: Divulgação/Polícia Civil

Leia mais sobre:

Polícia Civil,

segurança,

balão,

investigações,

Polícia Científica.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui