Bastidores

As manifestações de 1º de maio reafirmam o que Criciúma disse na eleição de outubro

Um mar verde e amarelo tomou a avenida Centenário de ponta a ponta neste sábado

Por João Paulo Messer - bastidores@engeplus.com.br

Em 02/05/2021 às 08:50

As autoridades monitoraram mas não deram qualquer informação sobre o número de pessoas que compareceram às manifestações que aconteceram neste sábado, dia 1º de maio – dia do trabalhador – em Criciúma. Fica-se então com a impressão de que foi expectador de ambas. Simples concluir que aquele índice de 81,9 por cento pró Bolsonaro não parece ter sofrido qualquer desgaste. Foi o que expressou a carreata da tarde do sábado, percorrendo principalmente a avenida Centenário. Pela manhã, mais ou menos no mesmo percurso passaram os adeptos do “Fora Bolsonaro”.

As manifestações deste momento em Criciúma são emblemáticas pela história que a cidade tem na relação com partidos de esquerda e principalmente os movimentos sindicais.

Outra conclusão a que chego é que tanto os “Nós” como os “Eles” estão dispostos a entrarem na luta pela prevalência da sua opinião. Nem os simpatizantes de Lula, muito menos os de Bolsonaro parecem tirar o pé do acelerador e a mão da bandeira. A direita menos acostumada com estas ocupações de espaços parece não esmorece r, muito pelo contrário. Já de outro lado é necessário enxergar que não se pode considerar a esquerda retraída. Encolhida no sentido de número sim, não no sentido anímico.

Leia mais sobre:

Circuito PET.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui