Por João Paulo Messer - bastidores@engeplus.com.br
Em 01/10/2019 às 06:50No dia 26 de outubro o líder estadual do PL, senador Jorginho Melo, virá à Criciúma para uma agenda que inclui a filiação do advogado criciumense Jeferson Monteiro. No mesmo dia o partido deve fazer uma série de outras filiações, entre elas de vereadores de diversas vertentes como o atual presidente da Câmara de Vereadores de Forquilhinha, Maciel Dassoler. Seu nome está cotado para ser candidato a prefeito.
Jeferson Monteira saiu do MDB recentemente. Pelo menos em duas oportunidades já esteve na capital do Estado, reunido com o senador Jorginho Mello. O ex-prefeito Márcio Búrigo tem afirmado que já tem “no bolso” a ficha de filiação de Monteiro. É possível, entretanto, afirmar que o verdadeiro “costureiro” desta filiação é o também ex-emedebista Ricardo Beloli.
Entendam o Jorginho
O “jogo pesado” do senador Jorginho Melo, que parece ser hoje o líder que mais tem agregado nomes estratégicos na região Sul do Estado tem fácil explicação: ele é candidato a governador em 2022. Existe nos bastidores uma tese sugerindo que ele pode ser candidato numa aliança que teria dois partidos de posicionamento antagônico em Santa Catarina: PP e MDB. O que impressiona ainda mais é que em tese a construção dessa aliança tem início em outra construção, que seria a das candidaturas a prefeito do PP e do MDB, em Florianópolis. E o que também surpreende é que isso ocasionaria em Esperidião Amin e Dário Berger juntos no mesmo palanque.
Sucedendo
Há um aspecto a ser observado na construção do PL na Região Sul. Tudo começou com a autonomia dada pelo senador Jorginho Melo ao jovem líder e atual presidente da Fundação Municipal de Esportes em Criciúma, Nícola Martins. Logo depois o bastão passou às mãos de Márcio Búrigo, que sabidamente não afina com Clésio Salvaro. Agora a batuta parece de verdade na mão de Ricardo Beloli, que tem perfil de oposição ao prefeito de Criciúma.
Leia mais sobre:
Circuito PET.
Bastidores
Bastidores
Bastidores
Criciúma perde um grande homem
Bastidores
Bastidores
Bastidores
Criciumense assume a Santur
Bastidores
As alternativas para o carvão