Oriente Médio

EUA ataca instalações nucleares no Irã

Bombardeio norte-americano marca entrada do país no conflito entre Israel e Irã

imagem do colunista

Por André Abreu

Em 21/06/2025 às 22:21 - Atualizada há 2 semanas
imagem da noticia
Foto: Casa Branca

O presidente Donald Trump disse que os EUA realizaram ataques contra três instalações nucleares no Irã, incluindo Fordo. Trump fez um pronunciamento curto na Casa Branca, acompanhado do vice-presidente J.D. Vance, do secretário de Estado Marco Rubio e do secretário de Defesa Pete Hegseth,  em que elogiou o trabalho dos militares norte-americanos e israelenses e a parceria com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu

Trump afirmou que "uma carga completa de bombas foi lançada" sobre o local, que é conhecido por estar localizado a várias dezenas de metros abaixo da superfície, tornando-o mais difícil de atacar.

Todos os aviões que participaram dos ataques deixaram o espaço aéreo iraniano."Parabéns aos nossos grandes guerreiros americanos," disse Trump, acrescentando que agora é "hora da paz." 

O impacto dos ataques ainda não está claro.

“Fordo acabou”

O presidente dos EUA compartilhou novamente uma postagem em sua conta na rede social Truth Social afirmando que “Fordo acabou”, em referência à instalação nuclear subterrânea no Irã.

Apesar de ter realizado ataques aéreos em instalações nucleares em todo o Irã, Israel se absteve de atacar Fordo.

Bombas anti-bunker dos EUA, que usam peso e pura força cinética para atingir alvos profundamente enterrados, eram necessárias para alcançar a instalação subterrânea.

As autoridades iranianas confirmaram os ataques aéreos às três instalações nucleares. 

Leia mais sobre:

ira,

Israel,

eua,

Oriente Médio.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui

Confira mais de Contexto Internacional por André Abreu