Por André Abreu
Em 13/06/2025 às 07:35A tensão no Oriente Médio aumentou nas últimas horas por conta de uma ação militar de Israel sobre o Irã. Israel realizou ataques em instalações nucleares do Irã de forma preemptiva. Em regra geral, este tipo de ataque é realizado antes que o país inimigo use sua capacidade militar para atacar outro país. No caso, Israel alega que está se defendendo da capacidade nuclear antes que ela seja usada contra seu território e cidadãos.
As forças armadas de Israel dizem que o Irã disparou cerca de 100 drones em direção ao seu território, muitos dos quais foram interceptados, após Israel realizar ondas de ataques ao Irã durante a noite.
As Forças de Defesa de Israel dizem que realizaram ataques em instalações nucleares e afirmam que o chefe da Guarda Revolucionária, Hossein Salami, e outros comandantes foram mortos.
O Irã afirma que seis cientistas foram mortos, com a TV estatal relatando que civis, incluindo crianças, estão entre os mortos – isso não foi verificado de forma independente pela mídia internacional.
Imagem: Instalação nuclear no Irã alvo das operações das Forças de Defesa de Israel.
Leia mais sobre:
ira,
Israel,
Oriente Médio.
Você pode enviar sugestões e comentários para o email contexto@engeplus.com.br
Dupla cidadania
Cidadania italiana
Cidadania dos EUA
Oriente Médio
Trump anuncia cessar-fogo entre Israel e Irã
Oriente Médio
EUA ataca instalações nucleares no Irã
Praia Grande/Brasil
Dupla cidadania
Dupla cidadania
Praia Grande/Brasil