Por Patrick Stüpp - patrick.stupp@engeplus.com.br
Em 08/08/2024 às 14:59Mesmo sendo natural de Criciúma, a artista Silvia Scremim, atualmente, mora na Alemanha. Porém, vem planejando um retorno ao município no fim de 2024. Em uma ação solidária, com foco na valorização das práticas artísticas, a artista proporcionará em novembro deste ano três aulas gratuitas de pintura para comunidades que passam por vulnerabilidade social em Criciúma.
Em entrevista ao Portal Engeplus, a artista confirmou que o projeto será realizado. Mas, o local e o horário das aulas ainda estão sendo confirmados e serão divulgados apenas em setembro com o período de inscrições. Silvia, que ficará em Criciúma por cerca de três semanas, planeja desenvolver exposições para ajudar na divulgação de projetos de novos artistas, que moram na cidade.
“Quero levar um pouco de cultura e cor para comunidade carentes de Criciúma. Tentarei também um acordo com proprietários de lojas fechadas para cederem esses espaços para os artistas exporem os trabalhos. Isso ajudará a tirar as impressões ruins das salas comerciais fechadas, além de proporcionar novas oportunidades para os artistas”, afirmou.
O olhar feminino nas pinturas
As aulas de pintura gratuitas não são os únicos planos da artista em Criciúma. Em 2026, Silvia também planeja montar uma exposição com trabalhos de sua autoria na cidade. O projeto, que ainda está sendo montado, começará a ser desenvolvido no retorno da artista no município neste ano.
Mesmo o local e a data da exposição não estando definidos, Silvia contou que, ao todo, serão 12 telas expostas. “Vou escolher mulheres criciumenses para serem musas dessa exposição. Com pinturas focada no estilo Pop Art, os trabalhos serão iniciados em dezembro. Já a exposição será intitulada ‘Frauen’, que significa mulheres no idioma alemão”, destacou.
Em Criciúma, conhecimentos sobre a artista Frida Kahlo também serão proporcionados por meio do ‘Projeto Frida Kahlo’, desenvolvido pela artista. A passagem de Silvia pelo município será finalizada com atividades de pinturas em muros de escolas, feitas pelos próprios alunos da instituição de ensino.
Vinte anos de práticas artísticas
Inspirada no pintor Roy Lichtenstein, Silva trabalha há 20 anos com práticas artistas. A pintora começou a trabalhar com a arte em 2004, quando era professora do extinto Núcleo Profissional Lucília Côrrea Hülse, localizada no bairro Pio Côrrea, e do Centro Social Urbano, no bairro Próspera.
Além disso, a artista também foi a primeira professora de pintura da primeira loja artística de Criciúma. “Eu nasci em Criciúma, mas vivi metade da minha vida em Florianópolis. Posteriormente, retornei para Criciúma com 24 anos para trabalhar, e em 2008 voltei para Florianópolis. Já em 2012 vim para a Alemanha, mas, nos primeiros anos, eu ficava seis meses no país e os outros seis meses no Brasil”, comentou a artistas.
Em um estilo voltado para Pop Art, atualmente, a artista mora há 12 anos na Alemanha. Nos trabalhos artísticos, Silvia utiliza cores vibrantes com elementos naturais, como areia, pedras e tinta de café. “Eu vim para Alemanha para ser atendente de balcão. Trabalhei muitos anos como faxineira até ser aceita como membro da associação de artes e começar a ter clientes ricos”, pontuou.
Os trabalhos de Silvia Scremim também podem ser conhecidos no Instagram da artista.
Leia mais sobre:
criciuma,
exposição,
cultura,
solidariedade,
arte,
alemanha,
aulas gratuitas.
Ação gratuita
Capivari de Baixo
Afabess
Inclusão social
Meu Olhar
Ações e eventos
Cinema
Capivari de Baixo
Ações e eventos