Inclusão social

Projeto oferece aulas gratuitas de capoeira para moradores de Criciúma

Iniciativa ocorrerá a partir do dia 20 de março, no bairro Vila Zuleima

Por João Gabriel da Rocha

Em 14/03/2025 às 10:06
imagem da noticia
Foto: Arquivo/Casa do Hip Hop Flor e Ser

O projeto “Roda de Saberes” levará aulas gratuitas de capoeira para moradores de Criciúma. As atividades, organizadas pela produtora artística Gaveta Cultural, serão voltadas para crianças de 5 a 18 anos, e iniciam no dia 20 de março, seguindo até o dia 21 de junho no bairro Vila Zuleima. Os interessados podem se inscrever presencialmente, na Casa do Hip Hop e Ser, que está localizada na Sede da Associação Dança Criciúma, no bairro Vila Zuleima. 

A capoeira é uma expressão artística afro-brasileira que mistura ginga, música e combate. Segundo um dos representantes do projeto, Alexandre Luz, o intuito da iniciativa é possibilitar que mais pessoas tenham acesso a essa cultura. "É uma ferramenta de transformação social, e também um treinamento para poderem replicar o projeto com capacitação técnica”, afirma.

A ação terá rodas de conversa, visando o aprendizado dos jovens, e um vídeo documental será produzido para registrar a trajetória dos participantes. Luz comenta sobre o impacto do projeto nas comunidades. “O objetivo é retirar os jovens da ociosidade. Oferecemos acesso a entretenimento, lazer e cultura, coisas que muitas vezes não estão presentes na vida deles. O esporte e a atividade cultural transformam a vida das pessoas, com possibilidade de profissionalização”, observa.

Continua após anúncio
Fim do anúncio

Luz enfatiza a importância da capoeira na cultura brasileira. “Ela está presente desde a época da escravidão, é uma resistência disfarçada de arte. Todos conhecem a capoeira de alguma forma, mas ela foi muito marginalizada pela sociedade. Na Alemanha, as pessoas adoram capoeira, assim como na Angola, que existem rodas de capoeira muito fortes, por exemplo”, destaca.

A iniciativa, que já atendeu mais de 100 crianças em situação de vulnerabilidade, contará com 30 alunos por aula durante 12 encontros de uma hora neste ano. No dia de encerramento, a oficina terá um intérprete de libras presente, possibilitando também o aprendizado de pessoas com deficiência auditiva.

Arquivo/Casa do Hip Hop Flor e Ser

Leia mais sobre:

criciuma,

cultura,

capoeira.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui

Confira mais de Cultura