Meu Olhar

Cultura Acic abre programação comemorativa ao décimo aniversário

Primeiras peças em exposição são assinadas pelo artista Geral Gomes Góes

Por Redação Engpelus - jornalismo@engeplus.com.br

Em 12/03/2025 às 16:03
imagem da noticia
Foto: Divulgação/Acic

Já está aberta ao público a exposição fotográfica Meu Olhar, do artista Geraldo Gomes Góes, que poderá ser visitada gratuitamente até o dia 30 de abril na galeria de arte da Associação Empresarial de Criciúma (Acic). Com a presença de mais de 100 convidados, a abertura ocorreu nessa terça-feira, dia 11, dando início à programação comemorativa aos dez anos do projeto Cultura Acic.

“A Acic não é apenas a casa do empresário, mas se tornou a casa da comunidade sul-catarinense e o projeto de Cultura é um exemplo disso. Vamos dar continuidade ao Cultura Acic, pois entendemos a sua importância para o desenvolvimento socioeconômico da nossa região. A cultura transforma vidas e sempre terá as portas abertas na Acic”, enfatizou o presidente da entidade, Franke Hobold.

Iniciado em julho de 2015, o projeto tem como mentor o médico Benito Gorini Borges, um entusiasta das artes. “Foi uma ideia que tive com o então presidente César Smielevski e começamos com a exposição de reproduções de grandes mestres da pintura. Depois, o projeto cresceu, tivemos a implantação da galeria de arte e pudemos receber, ao longo desses dez anos, muitos talentos no Cultura Acic”, destacou.

Continua após anúncio
Fim do anúncio
Arte de Geraldo Gomes Góes em exposição na Acic - Foto: Divulgação/Acic

Desde que foi instituído, o Cultura Acic é desenvolvido por um grupo de voluntários, atualmente formado também pela diretora executiva da Acic, Maria Julita Volpato Gomes, e pela empresária Maria Salete Budni Milanezi, sob a coordenação de Iara Gaidzinski.

“É com grande satisfação que chegamos a 2025 celebrando dez anos do Cultura Acic, enaltecendo o trabalho desta equipe que compõe o projeto e agradecendo aos artistas que expuseram na nossa galeria, trouxeram sua dança, a música, a literatura e tantas outras manifestações artísticas”, declarou a coordenadora.

O artista e a exposição

Natural de Criciúma, Geraldo Gomes Góes é formado em Educação Física e Administração de Empresas. Seu interesse pela fotografia começou nos anos 1980, movido pela paixão em registrar momentos nos jogos de vôlei em que representou Santa Catarina e nos acampamentos pelo litoral brasileiro.

Nos anos 1990, com o casamento, os filhos e as muitas viagens, as fotos se multiplicaram, e o que era hobby se transformou em uma forma de arte.

“Essa exposição reflete um pouco da minha história na fotografia. Fui fazendo as viagens e fotos e parte delas está aqui exposta. São imagens do litoral brasileiro, mas também da Eslovênia, Chile, Polinésia Francesa, França, entre outros lugares que visitei”, aponta o artista.

Góes também ressalta o caráter beneficente da exposição, com parte da renda arrecadada revertida ao Asilo São Vicente de Paulo, de Criciúma. As obras estão disponíveis para aquisição na internet, para acessar, basta clicar aqui.

Programação

A programação em celebração aos dez anos do Cultura Acic ainda contará com exposição do artista Raul Galli e do Instituto Alouata, mostra evidenciando o setor cerâmico e uma exposição alusiva aos 100 anos de emancipação de Criciúma.

No mês de julho, a ideia é reunir todas as manifestações artísticas que passaram pelo projeto ao longo dos dez anos: literatura, dança, música, cinema, escultura, pintura, tapeçaria, fotografia, arte e diálogos.

Colaboração: Deize Felisberto

Leia mais sobre:

exposição,

ACIC,

cultura.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui

Confira mais de Cultura