Por Jessica Rosso Crepaldi - jessica.rosso@engeplus.com.br
Em 14/02/2025 às 19:02A comissão do centenário de emancipação político-administrativa do município contará com mais de 70 entidades e 70 pessoas, que já participaram de questões históricas de Criciúma. Na tarde desta sexta-feira, dia 14, os representantes estiveram na Prefeitura Municipal e participaram da solenidade de apresentação dos grupos de trabalho.
Até o dia 4 de novembro, quando é celebrada a data, Criciúma vivenciará diversas ações e eventos, como uma homenagem à todas as mulheres que participaram do Legislativo criciumense, concurso da logo, campeonato de skate, passeios ciclísticos, corridas rústicas, e até mesmo um show de acrobacias aéreas, com a Esquadrilha da Fumaça, além de shows nacionais.
Divididas em grupos de trabalho (GT), todos os envolvidos participarão no planejamento das festividades, conforme explica a presidente da Fundação Cultural de Criciúma (FCC) Cristiane Maccari Uliana Fretta.
“Queremos que a cidade respire esse centenário, então vamos estar envolvendo os grupos de trabalho e mais ou menos já sabemos os grandes eventos que vão acontecer. Em novembro vai ter os shows nacionais, já fizemos alguns contatos, mas ainda nada confirmado. Faremos um grande desfile histórico, que terá uma linha do tempo, e vai envolver muitas instituições”, afirmou.
O presidente da comissão, Arleu da Silveira, destacou que os grupos de trabalho estão formados, mas novos membros ainda podem ser inseridos. “A comissão está formada, mas está em aberto. Se tiver alguém que possa vir nos ajudar é só procurar a Cris [presidente da FCC], o Arleu, que a gente faz novamente uma portaria e inclui essas pessoas que queiram participar conosco”, discursou.
O prefeito de Criciúma, Vagner Espíndola (PSD), afirmou que as comemorações não serão feitas em gabinete, mas sim, com toda a cidade, e citou ainda a importância do resgate histórico.
“Quando falamos do centenário, é necessário também que a gente lembre, de forma muito carinhosa, muito respeitosa, também de todos aqueles prefeitos, comandantes, gestores que nos antecederam, cada um a seu tempo, cada um com as condições financeiras que tinha, que deu a sua contribuição, iniciando ainda, pelo Marcos Rovares”, disse.
Para Dilto Rovaris, que esteve na solenidade representando o bisavô, Marcos Rovaris, essas ações são importantes para que a nova geração não apenas se depare com nomes pela cidade, como acontece com ruas, mas saiba o seu significado.
“Elas leem, mas não sabem quem foi. Vamos deixar também o legado de cultuar os nossos antepassados”, disse.
A presidente de FCC informou que está sendo preparado o decreto que definirá que o dia 4 de novembro de 2025 como feriado para a celebração da data. "Somente nesse ano de 2025”, enfatizou.
Leia mais sobre:
criciuma,
Resgate histórico.
Capivari de Baixo
Afabess
Inclusão social
Meu Olhar
Cinema
Grito de Carnaval
Criciúma
Capivari de Baixo