Economia

Censo do IBGE: Criciúma tem 214 mil habitantes

O dado foi levantado após dez anos da última pesquisa e divulgado nesta quarta-feira

Por Jessica Rosso Crepaldi - jessica.rosso@engeplus.com.br

Em 28/06/2023 às 17:53
imagem da noticia
Foto: Lucas Sabino/Arquivo/Portal Engeplus

Criciúma tem 214.493 habitantes, conforme o Censo Demográfico 2022. O dado foi levantado após dez anos da última pesquisa e divulgado nesta quarta-feira, dia 28, pelo Instituto de Geografia e Estatística (IBGE).

O resultado mantém o município como o mais populoso da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), seguido de Içara (59.035 habitantes), Forquilhinha (31.431),  Orleans (23.661)Urussanga (20.919)Morro da Fumaça (18.537)Cocal do Sul (17.240), Balneário Rincão, (15.981), Lauro Muller (14.381), Siderópolis (13.714) e Nova Veneza (13.664). O município com menos habitantes é Treviso, com 3.689 pessoas. Confira clicando aqui o número de habitantes no seu município.

O Censo também apontou que em Santa Catarina são 7.609.601 de pessoas. No Brasil, o crescimento populacional foi de 4,7 milhões a menos que a estimativa. O país tem no total, 203.062.512 habitantes. Os dados apontaram ainda que além do Sudeste, o Sul do país foi responsável por 'puxar' o crescimento no geral, tendo ganho 2.546.424 habitantes.

Continua após anúncio
Fim do anúncio

O trabalho desempenhado nesta edição é uma novidade. De acordo com o presidente interino do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e diretor de pesquisas do órgão, Cimar Azeredo, o IBGE se reinventou para fazer a pesquisa, após duas edições que não puderam ser feitas devido a pandemia de Covid-19 e o corte profundo no orçamento. "A despeito de todos os problemas estamos entregando à sociedade um produto incrível e temos muito orgulho disso”, afirmou.

O gerente técnico do Censo 2022, Luciano Tavares Duarte, informou que, de forma inédita, o resultado vai trazer dados sobre as coordenadas geográficas dos endereços visitados pelos recenseadores ao longo dos dez meses de operação. “Ver esse retrato da ocupação humana em todo o território nacional, desde as maiores concentrações nas regiões Sul e Sudeste à população que fica às margens dos rios da região amazônica, é um retrato muito importante que trazemos. É uma informação inédita, que a gente produz nesse Censo”, disse.

Saiba mais sobre o Censo:

O que é o Censo? - A palavra censo vem do latim census e quer dizer "conjunto dos dados estatísticos dos habitantes de uma cidade, província, estado, nação". O Censoé a única pesquisa que visita todos os domicílios brasileiros (cerca de 58 milhões espalhados por 8.514.876,599 km²). Para conhecer a situação de vida da população em cada um dos 5.565 municípios do país. Um trabalho gigantesco, que envolve cerca de 230 mil pessoas, bem diferente da pesquisa amostral, que, como o próprio nome indica, investiga uma amostra da população e, a partir de modelos estatísticos, chega à representação do todo.

Para que serve o Censo? - O Censo é a principal fonte de dados sobre a situação de vida da população nos municípios e localidades. São coletadas informações para a definição de políticas públicas em nível nacional, estadual e municipal. Os resultados do Censo também ajudam a iniciativa privada a tomar decisões sobre investimentos. Além disso, a partir deles, é possível acompanhar o crescimento, a distribuição geográfica e a evolução de outras características da população ao longo do tempo.

*Com informações do IBGE e Agência Brasil

Leia mais sobre:

criciuma,

sul,

brasil,

Amrec,

Santa Catarina,

economia,

Municípios,

ibge,

dados,

número de habitantes.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui

Confira mais de Economia